Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governador Jorginho Mello participa...

Governador Jorginho Mello participa da Vindima de Altitude em São Joaquim

Governador Jorginho Mello marca presença na abertura do último fim de semana da Vindima de Altitude em São Joaquim

O governador Jorginho Mello esteve nesta sexta-feira (10), no Festival Vindima de Altitude, no Parque Nacional da Maçã em São Joaquim. O evento faz parte da 9ª edição da Vindima de Altitude de Santa Catarina 2023, que conta com programação especial em vinícolas da Serra e da região do Contestado. A programação reúne gastronomia e atrações culturais. A Vindima de Atitude vai até o dia 26 de março, já o Festival termina neste domingo (12), após dois finais de semana de evento.

Durante a visita ao Festival, o governador Jorginho Mello destacou a qualidade da bebida produzida no estado, que é reconhecida no Brasil e no exterior. “Esses produtores são da melhor qualidade. Quando falo dos vinhos, de Santa Catarina, falo com muito orgulho. Nós temos bebidas superiores a vinhos que a gente, muitas vezes, importa. Eu vim aqui para aplaudir, para ser parceiro e para divulgar”, comentou o governador.

O vinho é uma das grandes apostas da Serra para acelerar desenvolvimento econômico da região e para isso é preciso divulgar todo esse trabalho. No Festival da Vindima, no Parque Nacional da Maçã, os visitantes podem saborear os vinhos finos de altitude oferecidos pelos produtores, como rosés, tintos, brancos e espumantes, cada um com as características do local de origem. Neste ano, dezessete vinícolas participam do evento apresentando diversos rótulos da bebida e também outros produtos feitos na região.

Abertura do último fim de semana da Vindima de Altitude em São Joaquim
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Reconhecimento pelo trabalho

A Vindima de Altitude vem para celebrar a colheita da uva que ocorre entre os meses de fevereiro e abril e é uma vitrine para os produtores.

Neste ano, os cachos começaram a ser colhidos um pouco mais tarde, mesmo assim a expectativa é de uma safra com qualidade superior às uvas colhidas nas últimas temporadas.

Santa Catarina é o 5º maior produtor nacional de uvas, correspondendo em produção a 5% da área nacional.

Fomentar o Turismo

O governador Jorginho Mello também destacou a criação da secretaria de Turismo: “Nós temos essa nova secretaria. Nós separamos o Turismo do Esporte e da Cultura para potencializarmos o setor. Mostrar Santa Catarina, mostrar a Serra é algo fundamental, porque muitos não conhecem a nossa potencialidade. Agora vamos fazer um calendário com todas as festividades, porque Santa Catarina é um estado festeiro”.

Produção e degustação

O governador Jorginho Mello fez questão de cumprimentar todos os expositores. Ele provou os vinhos e produtos típicos da região, como o queijo serrano e o famoso mel de melato da Bracatinga. O presidente da Vinhos de Altitude, Diego Censi ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado e disse que já estão pensando na Vindima do ano que vem, quando o evento chega a sua décima edição. “A gente acelerou um pouco a estruturação do evento com a equipe e com os associados para lançarmos, em breve, as datas do ano que vem, mantendo dois finais de semana. Como é o décimo ano, vamos ter uma Vindima diferenciada. Estamos buscando muitas novidades”, conta Censi.

Serviço

A entrada no Festival Vindima de Altitude é gratuita, os visitantes pagam somente o que consumirem. O Parque Nacional da Maçã, fica na rua Urubici, em São Joaquim.

A Vindima de Altitude é uma realização da Associação Vinhos de Altitude – Produtores e Associados, com correalização do Sebrae/SC e apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e EPAGRI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support