Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Governador Jorginho Mello participa...

Governador Jorginho Mello participa da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, em Florianópolis

o governador Jorginho Mello acompanhado do prefeito da capital Topázio Neto e demais autoridades participaram da Procissão do Senhor Jesus dos Passos. Foto Ricardo Trida /Secom

Fotos: Ricardo Trida/Secom

Fé e emoção marcaram a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, neste domingo, 17. A maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina contou com a presença do governador Jorginho Mello e diversas autoridades do estado. O ponto alto foi o encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Homem de fé, o governador Jorginho Mello participou de todo o trajeto da procissão e revelou a satisfação de fazer parte de uma tradição de mais de 258 anos em Santa Catarina. “É uma forma de abrandar os corações, de juntar as pessoas, de fortificar o coração e a fé de cada pessoa. Nós estamos precisando tanto, o mundo tá precisando, o Brasil, todos nós estamos precisando de sossego, de paz, harmonia, entendimento, amor, compreensão, perdão e é isso que nós temos que pedir a Deus. E é por isso que encontros como esses, procissões como estas fazem com que as pessoas reflitam. A gente precisa aproveitar da melhor forma possível esses momentos de fé que a gente tem”, expressa o govenador.

O arcebispo de Florianópolis, Dom Vilson Tadeu Jönck, conduziu a cerimônia e explicou o significado e o propósito da Procissão. “A tradição do Senhor dos Passos está na alma do português e do açoriano. O sofrimento é uma coisa que marca, tanto o sofrimento pessoal, quanto o sofrimento de Cristo. Colocar isso junto e colocar o sentimento de Cristo para aprender a viver o próprio sofrimento, as agruras do dia a dia, as agruras da vida esse é o sentido da Procissão dos Passos”, explica o líder religioso.

A Procissão

A Procissão teve origem em 1766 e acontece tradicionalmente 15 dias antes da Páscoa. A tradição Católica conta que que dois anos antes, uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul teria atracado na Ilha do Desterro e trouxe com ela a imagem de Senhor Jesus dos Passos. Essa chegada por engano foi entendida como um sinal celestial e virou símbolo de devoção. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e de Santa Catarina. A estimativa é de que 60 mil fiéis tenham participado dos dois dias da Procissão que teve início no último sábado,16.

Também estiveram presentes a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(61) 98131-4800
e-mail: christianovasconcellos@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support