Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador Jorginho Mello participa...

Governador Jorginho Mello participa da Procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis

Procissão de Nosso Senhor dos Passos na capital. Governador Jorginho Mello participou da cerimônia religiosa que ocorreu na igreja matriz acompanhado da secretaria da saúde e deputada federal, Carmem Zanotto e demais autoridades.

Uma das maiores festas de fé e de religiosidade de Santa Catarina reuniu milhares de fiéis neste fim de semana em Florianópolis. Realizada pela Irmandade Senhor dos Passos, a celebração dos católicos acontece desde 1766. Neste domingo (26), o governador Jorginho Mello acompanhou o encontro das imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores em frente à Catedral Metropolitana. Essa é a primeira procissão que o Jorginho Mello participa na condição de governador de Santa Catarina.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o chefe do poder executivo estadual disse que o momento é de fé de agradecimentos. “Eu sempre participo das festividades religiosas e ver essa multidão com fé e juntos nessa procissão em Florianópolis me deixou muito contente”, reforçou o governador.

O cortejo saiu da Catedral, percorrendo ruas da região central. O encontro das imagens foi o ápice da procissão. Depois os fiéis seguiram caminhando até a Capela Menino Deus acompanhando as imagens. O governador carregou o pálio durante todo o trajeto.

O pálio (do latim pallium, manto) é um manto sustentado por quatro ou mais hastes sob o qual se conduz o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório em procissões fora da igreja. A secretaria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, também participou da cerimônia religiosa.

26/03/2023 -Florianópolis (SC). Procissão do Senhor dos Passos.

História da procissão

Há 257 anos, a procissão é realizada todos os anos, sempre 15 dias antes da Páscoa, e mobiliza os fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis.

A festividade iniciou quando uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, atracou na Ilha do Desterro trazendo a imagem de Senhor Jesus dos Passos.

Após três tentativas de partida frustradas do navio, devido às fortes tempestades, a tripulação considerou que aquilo seria um sinal divino, que a imagem deveria permanecer na cidade.

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde setembro de 2018.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support