Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Jorginho Mello participa da...

Jorginho Mello participa da inauguração de nova fábrica de queijos em Caxambu do Sul

Caxambu do Sul (SC) 20/03/2024. Inauguração da Fábrica da Tirolez O governador Jorginho Mello participou da inauguração da fábrica da empresa Tirolez unidade de Caxambu do Sul. Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Em evento com a presença do governador Jorginho Mello, a empresa Tirolez, do segmento de queijos, inaugurou nesta quarta-feira, 20, uma nova fábrica em Caxambu do Sul, região Oeste do estado. Com o investimento de R$ 150 milhões, a estrutura tem capacidade para triplicar a produção de queijos da marca. Além do governador, o evento contou com a participação dos sócios fundadores do grupo, Cícero Hegg e Carlos Hegg, do CEO do grupo, Marcel de Barros, e autoridades locais.

“Eu estou muito feliz em participar deste momento da empresa Tirolez que está expandindo sua fábrica aqui em Caxambu do Sul. Isso é geração de mais empregos, desenvolvimento da região Oeste e aumento da produção de queijos. O Estado tem que apoiar esses empresários, o grande e o pequeno que necessita de linhas de crédito para crescer e chegar ao nível da Tirolez que hoje é referência nacional na produção de queijos da melhor qualidade”, destacou o governador Jorginho Mello durante a sua fala no evento de inauguração.

A nova fábrica

A nova fábrica conta com equipamentos de última geração e processos automatizados, além de utilizar energia 100% renovável alinhado ao compromisso da empresa com a sustentabilidade. A planta também deve gerar novos empregos, movimentar a economia local e fomentar ainda mais a produção de leite na região Oeste.

Com capacidade de processamento de um milhão de litros de leite por dia e de produção de cinco mil toneladas de Mussarela por mês, a planta foi planejada para atender a demanda crescente e acelerar a presença da empresa nos mercados nacional e internacional.

Nesta fase, a planta será dedicada à produção de Mussarela, um dos queijos mais consumidos pelos brasileiros, para garantir uma variedade de formatos e gramaturas visando ao consumo com conveniência e praticidade. Além disso, a fábrica está preparada também para receber novos produtos, como requeijão e cremes de queijo.

Marcel de Barros, CEO da Tirolez, comenta que “o investimento na planta de Caxambu do Sul faz parte do plano de expansão de modernização industrial da companhia e tem como principal objetivo suportar o crescimento dos próximos anos da Tirolez, começando com o atendimento da demanda crescente por mussarela, queijo mais consumido pelos brasileiros. Além disso, a nova unidade traz mais eficiência aos nossos parques fabris, pois garante maior especialização e maior escala nos processos de produção, e consequentemente ajuda muito na eficiência operacional”, destacou Marcel.

Expansão na região Sul e geração de novos empregos

A região Sul é atualmente a terceira região em representatividade para a Tirolez. “Quando olhamos para o potencial da região certamente podemos crescer muito e atuar entre as marcas líderes. A inauguração da nova planta de Caxambu do Sul e o desenvolvimento do relacionamento com os principais players do varejo regional fazem parte do nosso plano de desenvolvimento na região”, acrescenta Cícero Hegg, sócio-fundador da Tirolez. Cícero ainda comenta que a inauguração é “fruto do trabalho de todo o time de colaboradores, que é o coração da Tirolez”.

Movimentando a economia local e fomentando a produção de leite na região oeste de Santa Catarina de forma sustentável, a Tirolez prevê gerar cerca de 130 novos empregos diretos quando estiver operando com plena capacidade, conforme previsto para 2025.

“O pioneirismo e a inovação estão no nosso DNA. A Tirolez contribuiu para a construção e a evolução da indústria do queijo no Brasil. Nós somos protagonistas dessa história. Lançamos a linha light, a linha zero lactose, produtos como o creme de ricota e de minas frescal. E agora, com essa nova fábrica, vamos continuar inovando e abrindo novos mercados”, acrescenta Carlos Hegg, sócio-fundador da Tirolez.

Hoje, a Tirolez atua principalmente no mercado doméstico, mas tem planos para exportação. Da produção total de queijos, somente 1% é exportado para mercados como Estados Unidos e países da África. Mas a meta, é chegar a 10% no médio prazo.

Informações adicionais para a imprensa:
Osvaldo Sagaz – Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)
Fone: (48) 984576072
E-mail: osvaldo.sagaz@secom.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support