Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governador participa da abertura...

Governador participa da abertura da Festa das Flores em Joinville

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Festa das Flores chega a sua 83ª edição com programação especial para todos os públicos na cidade de Joinville no Norte de Santa Catarina. O evento conta com a tradicional exposição e concurso de orquídeas, feira, concurso de jardins, mercado de plantas, oficinas de cultivo, opções gastronômicas e palco cultural.

O governador Jorginho Mello marcou presença na cerimônia de abertura da festa que aconteceu na Expoville. “Joinville não é só a cidade das flores é a cidade das pessoas. Fiz questão de estar aqui na abertura dessa festa tradicional que movimenta o setor na maior cidade do Estado. Flor é vida e nos orgulha demais ter uma festa que agora virou patrimônio cultural e imaterial do município”, destacou o governador Jorginho Mello.

Nesta edição, a festividade contará com um número maior de estandes cerca de 300 expositores e com projeto paisagístico voltado à mata atlântica. O principal destaque será para a flor símbolo de Joinville e de Santa Catarina: a Laelia Purpurata.

De terça-feira a sábado, a 83ª Festa das Flores estará aberta ao público das 9h às 21h. Já no domingo, o horário será das 9h às 20h.
O valor da entrada é R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia entrada para pessoas a partir de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e professores das Redes de Ensino do Estado de Santa Catarina e Município de Joinville). Crianças de até 5 anos não pagam.

História da Festa das Flores:

Os primeiros registros de contato com flores na cidade são de 1851. Em paralelo à imigração europeia, foram encontradas espécies de orquídeas nativas na região, que encantaram os novos moradores. Estes passaram a fazer a colheita das espécies e a mostrar uns aos outros a diversidade de cores e variações das plantas. Assim surgiu a primeira Festa das Flores de Joinville, em 1936.

Desde então, o evento cresceu e se fortificou, existindo há 79 edições (contando com 2017). Hoje, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support