Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Governador acompanha obras do...

Governador acompanha obras do maior alargamento de praia de Florianópolis

Fotos: Roberto Zacarias/SECOM

Obra que será feita pela terceira vez no Norte da Ilha terá cerca de 3,38 km, um quilômetro a mais que em Canasvieiras

O governador Jorginho Mello visitou nesta terça-feira, 30, o maior alargamento de praia já feito em Florianópolis, capital do estado. A praia é Jurerê, que terá a faixa de areia aumentada nos seus 3,38 km de extensão, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional. O principal objetivo da obra de é a recuperação da faixa de areia, bem como a contenção da erosão marinha. É uma parceria entre governo estadual e município com investimentos previstos de R$ 25 milhões, sendo 50% do Estado e 50% do município.

“Vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia aqui em Santa Catarina. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e para todos que visitam a praia, alavancando também o turismo catarinense”, disse o governador Jorginho Mello.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

“Essa é uma obra esperada há muito tempo, não só pela comunidade de Jurerê, mas pela cidade inteira. Isso, no mundo, é muito usual. Florianópolis é pioneira e tomou a dianteira em nível de Brasil. Essa vai ser mais uma obra de sucesso, pensada para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e para turistas”, comemora o prefeito Topazio Neto.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente, Sheila Meirelles, ressalta o compromisso do estado em não causar prejuízos ambientais no alargamento da praia. “É um compromisso que nós do IMA assumimos junto ao governador Jorginho Mello. Daremos todo o suporte ao município de Florianópolis”.

As obras vão começar pelo lado de Jurerê Internacional, onde em alguns pontos, não tem faixa de areia e, atualmente, a largura máxima da praia é de aproximadamente 15 metros. A expectativa é que, com o alargamento, ela chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros após a conformação natural pela maré. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão que faz divisa com Canajurê não será alargado por conta do Rio das Ostras.

A estratégia do município de Florianópolis é trabalhar 200 metros de faixa de areia por vez, de modo a conciliar os serviços com a procura da praia pelos banhistas durante a alta temporada. Assim, somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente a cada dois a três dias, para garantir a segurança da população. Neste sentido, o Estado reforça a importância de moradores e turistas ficarem atentos à sinalização local.

A agilidade na liberação dos trechos alargados e, consequentemente, no avanço da obra, será possível porque a dragagem de areia de jazida submarina de até 2,5 metros de profundidade localizada a 1.350 metros de distância da orla vai acontecer 24 horas por dia enquanto durarem esses serviços. Durante o período, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz esse, que é um dos balneários de maior movimentação turística na alta temporada, em Florianópolis.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA)

O engordamento de Jurerê conta com as devidas licenças ambientais, provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

:: Veja o álbum completo no Flickr do Governo SC

Governador Jorginho Mello visita as obras de alargamento da faixa de areia da Praia de Jurerê.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support