Governador Jorginho Mello acelera expansão do Estrada Boa com o Banco Mundial nos EUA

Foto: Divulgação / SECOM GOVSC
Em missão oficial aos Estados Unidos, na última semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, articulou, em Washington, a evolução do Programa Estrada Boa para outras frentes de infraestrutura no Estado. Junto da comitiva de secretários de estado e entidades empresariais, o governador articulou a aceleração de financiamentos para novos projetos estratégicos que entraram no radar do governo de Santa Catarina, como a Via Mar e a mobilidade na Grande Florianópolis.
Jorginho saiu da sede do Banco Mundial com uma posição favorável para os novos projetos e a expectativa de curto prazo para a assinatura do contrato de financiamento de US$ 300 milhões, operação que está na fase final de aprovação do Senado brasileiro. A liberação do recurso marca a nova etapa do maior programa rodoviário da história catarinense, com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.
“Os avanços do programa Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e, principalmente, garantem resultados melhores para todos os negócios que dependem das nossas rodovias. Estamos lutando pelo que é bom para os catarinenses e para o desempenho da economia de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
Obras de mobilidade em Florianópolis, estudos em Joinville e Blumenau
Durante a reunião, o governo de Santa Catarina apresentou o compromisso de transformar o modelo de gestão das rodovias estaduais, consolidando o CREMA — Contrato de Recuperação e Manutenção — como eixo estruturante do programa Estrada Boa. O governador também abriu novas frentes de negociação para ampliar o escopo, com foco na mobilidade urbana da Grande Florianópolis, o início de estudos para projetos em Joinville e Blumenau.
O programa Estrada Boa já deve alcançar nesta próxima fase cerca de mil quilômetros de rodovias catarinenses. Os trechos foram escolhidos com base em critérios técnicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, incidência de eventos climáticos extremos, índices de acidentes e volume de tráfego. O objetivo é assegurar que os investimentos tenham o maior impacto social, econômico e logístico possível.
“A infraestrutura é uma das prioridades na gestão do governador Jorginho Mello e o programa Estrada Boa claramente demonstra a atenção que o governo tem em garantir justamente essas melhores condições possíveis para as rodovias de Santa Catarina. Com essa operação, o governador vai garantir a continuidade do investimento expressivo nesse programa e assegurar uma infraestrutura mais segura e econômica para o nosso transporte rodoviário”, afirmou o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.
Contratação de Manutenção para assegurar melhorias
O modelo CREMA de contratação de manutenção marca uma mudança estrutural na forma como o Estado executa e acompanha as obras de infraestrutura. Ao integrar diagnóstico, projeto, execução e supervisão em um único contrato, com duração de 8 a 10 anos, o CREMA promove a conservação contínua das estradas e estabelece o pagamento dos serviços com base em metas de desempenho e qualidade.
“A reunião com o Banco Mundial foi muito produtiva para o Estado de Santa Catarina. Foram debatidos projetos fundamentais, sob a liderança do governador. O Estrada Boa não é apenas uma recuperação simples de estradas, mas um modelo de manutenção pública que vai funcionar — e que, a partir de Santa Catarina, poderá ser levado a outros estados e até a outros países”, afirmou o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explicou como deve funcionar esta nova etapa de manutenção, como uma evolução do Estrada Boa. “Estamos avançando neste programa que é um sucesso, está em todo o Estado e foi lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto de 2023. O CREMA é o Estrada Boa voltado à manutenção das estradas. Os contratos serão tocados por empresas privadas e toda essa fase deve estar concluída e o contrato assinado com o Banco Mundial em até dois meses”.
BRT e Ônibus elétricos autorizados para a Grande Florianópolis
A visita ao Banco Mundial também serviu para construir novas perspectivas de investimento em infraestrutura para além do que já está contratado. Na Grande Florianópolis, por exemplo, Jorginho Mello autorizou um projeto de mobilidade urbana com previsão de US$ 200 milhões para implantação de BRT, ônibus elétricos e melhorias no transporte público.
Com mais de um ano e meio de preparação técnica, múltiplas rodadas de treinamentos e reuniões com o Banco Mundial e o governo federal, a operação de financiamento do Estrada Boa está prestes a ser finalizada, com aprovação já encaminhada pelas áreas técnicas do Ministério do Planejamento, Secretaria do Tesouro Nacional e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O próximo passo será a tramitação no Senado Federal e, em seguida, a assinatura do contrato.
Via Mar
O Governo de Santa Catarina já autorizou o início dos projetos para construção de uma rodovia paralela à BR-101, no Litoral. É o início da fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. O Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada. Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.

A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias. Quando concluída, a nova rodovia será uma importante alternativa de tráfego, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade na região costeira do estado. A Via Mar é projetada para desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, e oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas.