Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Governador inaugura Sistema de...

Governador inaugura Sistema de Esgotamento Sanitário da Casan que amplia acesso ao saneamento básico em Ipira e Piratuba

Fotos: Leo Munhoz/Secom

Um importante polo turístico no Oeste catarinense, conhecido como a terra das águas termais, avança em mais qualidade de vida aos moradores. Isso porque, passa a contar com Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ipira-Piratuba, beneficiando os dois municípios. O evento de inauguração aconteceu neste sábado, 17, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Piratuba, com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz.

“O Estado de Santa Catarina nunca levou a sério o saneamento básico e pra nós melhorar esse indicador é um compromisso, uma missão. A exemplo do que nós estamos fazendo hoje aqui em Piratuba e Ipira. A região aqui é eminentemente turística, e isso faz a diferença. Eles já recebem aqui 700 mil pessoas por ano e como é que não tem saneamento básico? Não pode ser assim. Então nós estamos fazendo com que a Casan possa, em parceria com o Governo, parceria com a Agência Francesa, melhorar esse estado de coisa que nos envergonha. A Casan tá fazendo o papel dela investindo em saneamento e água de qualidade, porque isso é vida. Isso é transformação, isso melhora a qualidade de vida, melhora a saúde pública e a gente economiza no gasto com a saúde quando você investe em saneamento básico”, disse o governador Jorginho Mello.

O SES Ipira-Piratuba vai atender cerca de 6 mil moradores somando os dois municípios. A obra é resultado de um investimento de R$ 24,1 milhões, uma parceria entre a Companhia com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A CASAN instalou aproximadamente 14 km de redes de coleta e 3,4 km de tubulação emissária. A ETE terá capacidade para tratar 1,3 milhão de litros de esgoto por dia, beneficiando também a qualidade da água do Rio do Peixe.

Em Piratuba, o sistema vai coletar e tratar o esgoto da área do Bairro Balneário, principal destino turístico da cidade pelas suas águas termais, e parte do Centro. Já em Ipira, as regiões atendidas serão dos bairros do Hospital e dos Estudantes, além de trechos da região central.

“São duas cidades que vivem do turismo e estão crescendo muito, estão se desenvolvendo e é importante a gente ter essa estação de tratamento de esgoto para permitir que na verdade as pessoas tenham mais saúde, portanto, mais atração pra cá. Trata-se de uma estação muito moderna, toda automatizada usando uma tecnologia de ponta e que permite com que todo o processo que a gente tem aqui devolva à natureza a água 98% limpa, clara, cuidando do meio ambiente, cuidando da sustentabilidade”, explica o presidente da Casan, Edson Moritz.

Além do presidente da CASAN, também estiveram presentes o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, o Superintendente Regional do Oeste, Pery Fornari Filho, o chefe de Agência local, Vinícius de Bortoli, demais colaboradores e autoridades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support