Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador inaugura sede da...

Governador inaugura sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e região

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região (Ama Oeste) foi inaugurada nesta quarta-feira, 10, com a presença do governador Jorginho Mello. A obra foi entregue em pleno Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O investimento no local foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado e o restante contrapartida do município.

“Uma obra dessa é uma obra que a gente vai ajudar aos pais as mães dessas crianças com transtorno, as crianças que têm algum tipo de dificuldade a gente poder dar carinho dar conforto. Isso é que vale à pena. Dinheiro público não existe, tem dinheiro das pessoas e o dinheiro das pessoas serve para esse tipo de investimento para saúde, para educação, para educação especial”, disse o governador Jorginho Mello.

A sede da AMA tem capacidade para atendimento de até 500 pessoas, nos seus 557 metros quadrados. Será realizado também um convênio com o Governo do Estado para o atendimento no contraturno escolar, com estimulação precoce e apoio pedagógico, além da capacitação dos autistas para o mercado de trabalho. E agora, prestes a funcionar, o projeto já conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

“É o olhar do nosso governador que nos orienta a cuidar das pessoas e nós temos muitas crianças com autismo que precisariam ter esse atendimento diferenciado. Porque aqui não é escola, é um centro especializado que vai trabalhar as técnicas do autismo para atender não só criança como as famílias. Elas estão cadastradas no nosso novo programa Gente Especial. Além de receber a sede nova, recebem recursos do Estado pro custeio e contratação do profissionais”, disse a presidente da FCEE, Jeane Probst.

A Associação foi criada em 6 de outubro de 2014 e desde então buscava ter uma sede própria que pudesse oferecer um espaço adequado para o atendimento especializado.

“Era um pequeno grupo de pais que ao longo do tempo foi acolhendo mais e mais famílias e foi crescendo. De dezenas de pessoas hoje nós somos centenas e estamos crescendo e chegando na casa de milhares de pessoas. A segunda década da AMA será de atendimento às crianças aos adolescentes e as famílias autistas”, comemorou a presidente da Ama Oeste, Lilian Simon.

Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(61) 98131-4800
e-mail: christianovasconcellos@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support