Governador inaugura sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e região
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
A sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região (Ama Oeste) foi inaugurada nesta quarta-feira, 10, com a presença do governador Jorginho Mello. A obra foi entregue em pleno Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O investimento no local foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado e o restante contrapartida do município.
“Uma obra dessa é uma obra que a gente vai ajudar aos pais as mães dessas crianças com transtorno, as crianças que têm algum tipo de dificuldade a gente poder dar carinho dar conforto. Isso é que vale à pena. Dinheiro público não existe, tem dinheiro das pessoas e o dinheiro das pessoas serve para esse tipo de investimento para saúde, para educação, para educação especial”, disse o governador Jorginho Mello.
A sede da AMA tem capacidade para atendimento de até 500 pessoas, nos seus 557 metros quadrados. Será realizado também um convênio com o Governo do Estado para o atendimento no contraturno escolar, com estimulação precoce e apoio pedagógico, além da capacitação dos autistas para o mercado de trabalho. E agora, prestes a funcionar, o projeto já conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
“É o olhar do nosso governador que nos orienta a cuidar das pessoas e nós temos muitas crianças com autismo que precisariam ter esse atendimento diferenciado. Porque aqui não é escola, é um centro especializado que vai trabalhar as técnicas do autismo para atender não só criança como as famílias. Elas estão cadastradas no nosso novo programa Gente Especial. Além de receber a sede nova, recebem recursos do Estado pro custeio e contratação do profissionais”, disse a presidente da FCEE, Jeane Probst.
A Associação foi criada em 6 de outubro de 2014 e desde então buscava ter uma sede própria que pudesse oferecer um espaço adequado para o atendimento especializado.
“Era um pequeno grupo de pais que ao longo do tempo foi acolhendo mais e mais famílias e foi crescendo. De dezenas de pessoas hoje nós somos centenas e estamos crescendo e chegando na casa de milhares de pessoas. A segunda década da AMA será de atendimento às crianças aos adolescentes e as famílias autistas”, comemorou a presidente da Ama Oeste, Lilian Simon.
Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(61) 98131-4800
e-mail: christianovasconcellos@gmail.com