Governador inaugura quatro reservatórios de água da Casan em Barra Velha, no Litoral Norte
Foto: Eduardo Valente / Secom
O município de Barra Velha, no Litoral Norte, terá um aumento de 1 milhão de litros de água tratada. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello na tarde desta terça-feira, 27, em evento na localidade do Morro das Antenas, no Centro da cidade. Durante a cerimônia, o governador inaugurou quatro reservatórios de aço inoxidável com capacidade para 250 mil litros cada.
“Sem água, um município turístico como Barra Velha não tem condições”, afirmou o governador. “Então esse investimento vai ao encontro do que o prefeito deseja e a Casan tem feito esse trabalho por todo o estado de Santa Catarina, para que a gente consiga melhorar a água e também o esgotamento sanitário. Isso é muito importante, ainda mais numa cidade praiana.”
Estiveram também presentes no local o diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Laudelino Bastos, e o prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa. A nova reserva inaugurada traz mais segurança hídrica para situações de manutenção de rede e também nos dias de grande consumo na alta temporada, quando a população da cidade salta dos 45 mil para até 110 mil moradores.
Novo reservatório
Também está previsto para setembro de 2023 um novo reservatório para o município. Ele atenderá 17 mil moradores no Bairro Itajuba, local de uma das principais praias turísticas da cidade. O novo reservatório será feito de aço vitrificado e terá capacidade para 1,5 milhão de litros.
“A opção da Companhia foi ampliar as reservas, para minimizar os efeitos da escassez de água”, colocou Laudelino Bastos, diretor-presidente da Casan. “Estamos com um projeto de implantação de quase 90 unidades de reservação pelo estado, para colocar mais 38 milhões de litros. Aqui em Barra Velha, ao expandir as reservas para 5,5 milhões de litros de água até o fim do ano, vamos colocar a quantidade de água que é necessária para o período de Verão.”
Ainda no Bairro Itajuba, a Casan executa obras de ampliação para interligar o novo reservatório ao sistema de abastecimento. No momento, 5 quilômetros de novas redes estão sendo assentados, com contrato assinado para uma segunda etapa de redes no valor de R$ 3,5 milhões. Somando as redes e todos os reservatórios, o total investido em Barra Velha pela Companhia é de R$ 20,5 milhões.
“É um orgulho receber na nossa cidade o governador Jorginho Mello e ver como estamos sendo bem atendidos pela Casan”, disse o prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa.
:: Fotos no álbum abaixo