Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Governador inaugura nova estrutura...

Governador inaugura nova estrutura do Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do estado

Fotos: Roberto Zacarias / SECOM

O Complexo Prisional de Tubarão, no Sul do estado, ganhou uma nova estrutura nesta quinta-feira, 15. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, inauguraram o espaço anexo projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto.

O governador enfatizou a importância desta inauguração ao proporcionar mais condições efetivas para a ressocialização dos internos à sociedade por meio de oportunidades de trabalho e educação, além de começar a mudar a realidade do setor prisional catarinense. “Eu tô vindo aqui, em demonstração à Justiça de Santa Catarina, ao Ministério Público, à Defensoria, para dizer da minha vontade em melhorar definitivamente o sistema prisional. Que a gente possa fazer com que todos eles sejam laborais, que a gente possa qualificar, o preso possa se recuperar, possa se ressocializar de verdade”, disse Jorginho Mello.

Com uma área construída de 2.265 metros quadrados, a edificação foi projetada com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais. A nova estrutura oferece 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência com capacidade para 12 vagas. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

O secretário da SAP, Carlos Alves, ressaltou a relevância desta entrega para o sistema prisional catarinense e destacou o compromisso do Governo em aprimorar a Polícia Penal. “Esse anexo vai comportar presos da região aqui de Tubarão e de parte do Sul do estado também. O governo Jorginho Mello recebeu uma herança de um déficit de mais de 5.000 vagas. Este é o primeiro passo para começar a diminuir esse déficit. Então aqui com quase 450 vagas já vai dar uma desafogada nisso. E com a entrega de novas unidades prisionais previstas ainda para este ano, ampliaremos o número de vagas e a oferta de oportunidades de trabalho, resolvendo um problema que vem se arrastando por anos em Santa Catarina”, explicou o secretário Carlos Alves

O novo espaço

O projeto arquitetônico e de engenharia da unidade priorizou o conforto térmico e acústico, bem como a iluminação natural e a ventilação adequada dos ambientes, garantindo também a acessibilidade e o uso de tecnologias que garantem a segurança em toda sua estrutura. Vale lembrar que o Complexo já conta com um presídio com 535 presos e uma penitenciária com 370 apenados.

A secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, destacou o chamamento de novos policiais para a Polícia Penal em Santa Catarina, visando reforçar o quadro de servidores e fortalecer a segurança da população catarinense. “Vamos recompor os quadros de servidores que atuam no sistema prisional, uma medida importante para a estruturação da Polícia Penal do Estado, que garante mais segurança para a população catarinense”, ressaltou a secretária.

Outros Projetos em Andamento

Além dessa inauguração, o Governo de Santa Catarina mantém seu compromisso de fortalecer o sistema prisional em diferentes regiões do estado. Entre os projetos mais avançados, destacam-se a construção da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul e as obras de ampliação do Presídio Masculino de Videira e do Presídio Masculino de Canoinhas, que irão melhorar a infraestrutura carcerária.

Com a construção das novas unidades, o Governo de Santa Catarina também ampliará as oportunidades de atividade laboral para os detentos. A expansão das vagas de trabalho dentro do sistema prisional proporciona aos internos a chance de adquirir habilidades profissionais e contribui para reintegração social e redução da reincidência criminal.

Também estiveram na cerimônia os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, os deputados estaduais Estêrner Soratto e Volnei Weber, além do prefeito de Tubarão Jairo dos Passos Cascaes

Mais informações:
Jornalista Christiano Vasconcellos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(61) 98131-4800
e-mail: christianovasconcellos@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support