Governador inaugura a pavimentação no Morro do Serafim, entre Gaspar e Luiz Alves
O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, inauguraram nesta quarta-feira, 4, em Gaspar, as obras de pavimentação da Rua Bonifácio Haendchen, localidade conhecida como Morro de Serafim. A estrada liga os municípios de Gaspar e Luiz Alves, no Vale do Itajaí. A via asfaltada permite o deslocamento por um trecho seguro e com menos fluxo do que a BR-470. Para a obra, o Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões, em 2,5 quilômetros, incluindo sistema de drenagem e contenção de encostas nos trechos onde havia risco de queda de barreiras.
Fotos: James Tavares/Secom
>>> Acesse a galeria de imagens
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
“É uma alegria ver essa via sendo entregue. Precisamos construir alternativas. Temos que dar atenção ao processo de descentralização para que possamos manter o modelo de distribuição demográfica. As comunidades precisam de apoio para permanecer onde estão e ter condições para produção e qualidade de vida. Não adianta concentrar todo mundo no mesmo lugar. Mas para isso, é preciso levar infraestrutura, tecnologia, educação, saúde e segurança pública. É isso que buscamos a cada dia. E uma obra como a que entregamos hoje tem essas características, representando segurança do desenvolvimento harmônico do nosso Estado”, disse o governador.
A via era uma antiga demanda das comunidades dos municípios. É considerada pelos moradores de Luiz Alves a segunda estrada mais importante da região, principalmente no que se refere ao transporte de cargas e escoamento de mercadorias, em especial na região do Vale e Alto Vale do Itajaí e para o Oeste do Estado. Com cerca de 11 mil habitantes, o município tem suas atividades predominantemente rurais. A cidade é a segunda no Estado na produção de bananas e também se destaca no cultivo de itens como a cana-de-açúcar, arroz e milho.
Já para Gaspar, a via é a mais importante para os moradores da região do Belchior, que tem a Bonifácio Haendchen como uma opção segura e de menor fluxo para acessar o Litoral de SC e a região Norte do Estado. Com cerca de 65 mil pessoas, o município tem a economia vinculada principalmente à indústria e ao comércio. Apenas uma parcela da população, como é o caso de grande parte dos moradores do Belchior, trabalha na lavoura.
“A obra representa uma nova alternativa de mobilidade, garantindo rapidez no deslocamento dos moradores, com mais segurança; além de auxiliar no transporte de produtos e matéria-prima, que contribui para a economia da região. Hoje no Estado temos mais de 2 mil quilômetros de obras em estradas. Estamos realizando melhorias e implantando novos trechos em todas as regiões de Santa Catarina. São cerca de R$ 4 bilhões em investimentos”, informou Ecker.
Para a população dos dois municípios, o asfalto significa, ainda, o fim da convivência diária com poeira, barro, pedras e buracos. O chileno que reside em Gaspar há cerca de 40 anos, Victor Calderón, tem uma casa na margem da rodovia. Ele relatou que muita coisa mudou com a chegada do asfalto. “Está mais limpo, mais seguro. Aqui tinha muita poeira, os carros acabavam estragando. O acesso a outros locais era complicado. Hoje vivemos uma nova etapa, com muito mais tranquilidade”.
Morador da comunidade de Belchior, Eleotério Koser contou que a obra era aguardada há muitos anos. “Hoje estamos felizes e com mais qualidade de vida. É uma grande conquista. Nossa comunidade merecia”, afirmou.
“É o momento de agradecer. A obra garante ainda mais desenvolvimento para o município e região. Vai melhorar significativamente a qualidade de vida da população, além de mais tranquilidade e rapidez. Trabalho em Blumenau e já enfrentei muitos problemas com o acesso antes do asfalto, principalmente quando chovia”, acrescentou a advogada e moradora de Luiz Alves, Marilene Rota, que reside às margens da rodovia.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}