Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governador inaugura 20 novos...

Governador inaugura 20 novos leitos de UTI do Centro Intensivo de Alta Complexidade no Hospital de Caridade

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing, participaram na manhã desta quinta-feira, 29, da inauguração de mais 20 leitos de UTI do Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, no Hospital de Caridade, em Florianópolis. A partir de hoje, a unidade passa a contar com 40 leitos no novo bloco de 7 mil metros quadrados. O investimento foi de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado e mais R$ 23 milhões com recursos do próprio hospital.

Foto: James Tavares / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“A nova estrutura vai garantir condições muito especiais de atender à crescente demanda da sociedade catarinense, é um avanço extraordinário. Vai melhorar toda a saúde, é o que a moderna medicina exige. Quando se dá agilidade e melhora esse atendimento de UTI e de cirurgias de alta complexidade, melhora todo sistema do hospital e da saúde da região. Aqui está se instalando um sistema do mais alto nível. É um avanço tecnológico e operacional de grande importância”, disse o governador.

Na estrutura atual, o hospital oferece 212 leitos. O grupo conta com um corpo técnico de 300 médicos credenciados e 900 funcionários. A maior parte dos atendimentos, segundo a direção, é pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Entregamos nesta manhã, um ambiente moderno e de ponta, um centro cirúrgico e uma UTI de primeiro mundo. O atendimento será ampliado, pois a necessidade é sempre muito grande. É uma grande conquista”, salientou o provedor do hospital, Luiz Mário Machado.

O secretário da Saúde destacou que a nova estrutura representa um grande momento para Grande Florianópolis e Santa Catarina. “Vamos continuar avançando. Um das demandas mais importantes é a Saúde. Hoje são novos leitos com equipamentos modernos que vão permitir ainda mais eficiência e qualidade”, afirmou Kleinübing.


Foto: James Tavares / Secom

O diretor técnico e médico do hospital, Marcelo Alberton Herdt, explicou que com a nova estrutura será possível dar um suporte maior aos pacientes. “A unidade começa a funcionar hoje à tarde. Os dados de cada leito possuem monitorização direta nos pacientes e uma câmera mostra a imagem e a movimentação no quarto. Os dados individuais de cada box são encaminhados até a central de monitoramento, onde ficam os médicos e enfermeiros que podem do local ter a informação de todos os pacientes nos leitos”, informou.

O hospital

O Imperial Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 1 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no Brasil) voltado para o atendimento da população do Estado. Ao longo dos seus mais de 200 anos, passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus, no Centro da Cidade, a referência no atendimento médico hospitalar. O hospital é uma instituição filantrópica, que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios privados, e tem como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}