Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governador garante parceria do...

Governador garante parceria do Estado para engordamento da praia de Jurerê em Florianópolis

Governador garante parceria do Estado para engordamento da praia de Jurerê em Florianópolis

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O governador Jorginho Mello recebeu o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, na tarde desta sexta-feira, 15, para assinatura do convênio que garante a pareceria do Governo do Estado na obra de engordamento da praia de Jurerê, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Orçada em R$ 24 milhões, o governador afirmou que o Estado ficará responsável pelo repasse de metade do valor. Conforme projeto da prefeitura, ao final dos trabalhos a praia terá um volume dragado de 491,2 mil m³ e faixa de areia de 30 metros.

“É uma obra que vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia. Quando as pessoas forem caminhar, colocar uma cadeira pra sentar na praia, elas vão entender a grandeza de um projeto como esse. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e visita a região. Estamos felizes em efetivar mais uma entre tantas parcerias com a prefeitura para as obras estruturantes da nossa capital”, frisa o governador Jorginho Mello.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, explicou que assim como outras cidades do litoral do Brasil, a Ilha de Santa Catarina também sofre com efeitos das mudanças climáticas, nesse caso, a redução da faixa de areia da praia. Segundo ele, na região da praia de Jurerê, a infraestrutura urbana já está sendo prejudicada com a água do mar batendo em algumas casas.

“É uma intervenção providencial e extremamente necessária, primeiramente, para quem mora ali e também para os turistas que visitam a região. A praia mais segura e mais bonita vai atraindo mais pessoas para aproveitar a cidade, gerando mais desenvolvimento e renda. É de suma importância contar com a parceria do Governo do Estado para realizarmos esta obra”, agradece o prefeito.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Sheila Meirelles, avalia que a partir da concessão das licenças pelo órgão ambiental, o município assume uma série de responsabilidades. “Ao cumprir essas condicionantes fixadas nas licenças, como estudos de fauna e flora, o município contribui com informações que nos ajudam a conhecer ainda mais sobre o ecossistema local. Em muitos casos, como já aconteceu em outros locais, os estudiosos conseguiram descobrir espécies que só Santa Catarina tem”, afirma.

De acordo com o prefeito, o projeto caminha para trâmites finais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e assim que estiver pronto para ser executado a previsão é que as obras na praia de Jurerê durem aproximadamente 45 dias. Acompanharam a assinatura do convênio, no gabinete do Centro Administrativo do Governo do Estado, o secretário adjunto de Estado de Infraestrutura, Ricardo Grando e demais secretários da prefeitura de Florianópolis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support