Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Governador vistoria construção da...

Governador vistoria construção da nova unidade prisional no Planalto Norte

Foto: Eduardo Valente/Secom

Após a inauguração da nova estrutura prisional em Tubarão, no Sul do Estado, na última quinta-feira, o governador Jorginho Mello visitou neste sábado, 16, em São Bento do Sul, mais uma unidade prisional que está próxima de ser inaugurada, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o sistema prisional catarinense.

A nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul ocupa uma área total de 10.862,91m², teve um investimento de R$ 32.915.697,24 e tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. Alinhada à principal meta do Governo do Estado para o sistema prisional, a nova unidade na Região do Planalto Norte será focada na ressocialização dos detentos por meio do trabalho e da educação.

“Essa unidade já deveria ter sido entregue em 2021. Se arrastava há cinco anos, mas agora cobramos a empresa e ficamos acompanhando o andamento dos trabalhos para antecipar a entrega da unidade. A ideia é ativar a penitenciária até maio. Estamos trabalhando para diminuir o déficit de vagas por todo o estado e ampliar o serviço laboral”, destacou o governador Jorginho Mello.

A unidade possui um módulo de oficinas com aproximadamente 964 metros quadrados e um módulo educacional com cinco salas de aula, cada uma com capacidade para 25 apenados, além de uma sala de informática, biblioteca, sala dos professores e espaço para interação entre os detentos e a sociedade.

“Esta é mais uma importante demonstração de apoio e cuidado do nosso governador ao sistema prisional catarinense, elevando ainda mais os índices da segurança pública no estado e oferecendo reais condições de ressocialização aos internos do sistema prisional”, destacou o secretário da SAP, Carlos Alves.

A secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini, complementa que essas novas unidades que estão sendo inauguradas são fundamentais e estratégicas no aprimoramento das políticas públicas no sistema prisional. “São novas e modernas unidades que impactam na diminuição do déficit de vagas no sistema, substituindo gradativamente as unidades antigas por unidades pensadas em todas as vertentes de ressocialização e dignidade”, disse.

A nova unidade de São Bento do Sul também conta com áreas específicas para assistência à saúde, incluindo consultório odontológico, consultório médico, posto de enfermagem, quartos individuais e coletivos para isolamento e tratamento médico. Também dispõe de uma sala de atendimento social, sala para audiências, sala da OAB e 11 parlatórios.

Com foco na sustentabilidade ambiental, a edificação possui um sistema de coleta e armazenamento de água pluvial para reutilização nas áreas externas, além de um reservatório com capacidade para 333 mil litros de água, com sistema de aquecimento através de boiler e recirculação de água.

A edificação é cercada por uma muralha de 6 metros de altura e possui quatro torres de vigilância com 10 metros de altura nas extremidades da unidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support