Governador encaminha autorização para regulamentação da Lei de Organização Básica dos Bombeiros Militares
Em encontro com os coronéis do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para um balanço das ações da instituição e agradecimento pelos trabalhos, na segunda-feira, 10, na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, o governador Eduardo Moreira encaminhou a minuta de regulamentação da Lei Organização Básica (LOB) da corporação.
A LOB, já sancionada, garante a estrutura organizacional dos Bombeiros no estado. A regulamentação, que deve ser publicada por meio de decreto, dá as diretrizes de como a lei será executada. “Vocês são motivo de orgulho para os catarinenses. É impossível mensurar as vidas que deixam de ser colocadas em risco e que são salvas graças ao trabalho dos bombeiros militares de Santa Catarina”, ressaltou Moreira.
Durante o encontro, os coronéis agradeceram o governador pelo apoio e reconhecimento à corporação. O comandante geral do CBMSC, coronel João Valério Borges, fez questão de entregar uma réplica de um machado de arrombamento para Moreira em agradecimento a “destacada atuação nos avanços alcançados em sua gestão”.
“O bombeiro militar de Santa Catarina é hoje motivo de orgulho para todos nós. Somos gratos por toda ajuda e colaboração do senhor com a corporação ”, destacou Borges.
Entre as ações de destaque da instituição durante a sua gestão, o Moreira ressaltou o trabalho focado no processo de integração do Atendimento Pré-Hospitalar entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu, promovido neste ano. “Conseguimos racionalizar as instalações públicas e otimizar o serviço especializado oferecido ao cidadão”, disse o governador.
Neste ano, o CBMSC também inaugurou três novas sedes de quartéis, apresentando estruturas mais modernas e adaptadas à necessidade da corporação e da sociedade em Porto Belo, Bom Jardim da Serra e do Sul da Ilha.
O Corpo de Bombeiros Militar também primou em fomentar a especialização técnica dos profissionais por meio de cursos constantes e rotineiros de aperfeiçoamento. Entre ele, destaca-se a formação de oficiais do CAEE – Curso de Altos Estudos Estratégicos -, que prepara os profissionais para rotinas de comando ou administrativas. No período, foram formados cerca de 300 novos soldados e pouco mais de 30 oficiais, profissionais que já foram integrados ao efetivo atual.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br