Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governador em exercício prestigia...

Governador em exercício prestigia o desfile de 7 de Setembro em Florianópolis

O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira acompanhou, neste sábado, 7, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil. O desfile foi realizado ao longo da Beira-Mar Continental, no Bairro Estreito, em Florianópolis.

Foto James Tavares/Secom. Mais imagens na galeria

“As pessoas vieram às ruas para manifestar sua cidadania. Com sorriso no rosto e as bandeiras nas mãos mostraram o sentimento de brasileiros e catarinenses. Precisamos contribuir para o fortalecimento da nossa Pátria todos os dias, com nosso trabalho, estudo, com cumprimento das leis, e com a prática da honestidade em toda e qualquer atividade que exerçamos”, disse Pinho Moreira.

A abertura do desfile foi marcada pela chegada do fogo simbólico da Pátria. A chama foi conduzida pelo atleta Emerson Luiz da Silveira, aluno do Instituto Estadual de Educação e integrante das seleções de Florianópolis e catarinense de Judô, acompanhado da guarda de honra das Forças Armadas, Polícia e Bombeiro Militar, União dos Escoteiros do Brasil e atletas do Instituto Estadual de Educação.

O primeiro a desfilar foi o Comando Geral do Grupamento Militar, formado por um representante de cada instituição que compõe o grupamento militar. Em seguida, vieram as organizações militares.  

A Marinha, o Exército, as Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental , Especial (Bope) e de Choque,  Companhia de Comando da Infantaria Motorizada, Força Aérea Brasileira, Policiamento com Cães e Bombeiros apresentaram ao público a maneira como exercem as funções de proteção ao Estado e às pessoas. Os equipamentos que utilizam no trabalho diário, como vestimentas, armamentos e viaturas foram mostrados ao público. Também integraram o desfile a Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Ex-combatentes do Brasil, Escoteiros, Hospital Guarnição de Florianópolis, Proerd, Academia de Polícia Militar da Trindade e Centro de Aperfeiçoamento de Praças.

Carros antigos militares e civis também participaram do desfile. O ato cívico foi encerrado com a apresentação da Guarnição Especial de Polícia Militar Montada, que surgiu em Santa Catarina em 1835 e conta hoje com um efetivo de 116 policiais militares e 78 equinos.  

7 de setembro 20130907 1837022802
Foto James Tavares/Secom. Mais imagens na galeria

Civismo
A demonstração de civismo foi comentada por João Elias de Oliveira, que assistiu ao desfile com a esposa e os filhos de 8 e 14 anos. “É preciso resgatar o civismo. É um evento muito bonito e organizado. Todos os anos nós comparecemos. Trago meus filhos para mostrar a história e os símbolos da nossa nação, acho isso uma base importante para educação deles.”

Outro catarinense que esteve presente no ato cívico, com a esposa e mais três filhos, foi Natanael Ramos, que disse que é muito importante lembrar da Pátria todos os dias do ano, mas o dia 7 de setembro, segundo ele, é especial. “Nesse dia reforçamos nosso compromisso de cidadãos mostrandoo sentimento de amor à Pátria e de respeito à nossa história.”

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support