Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governador em exercício prestigia...

Governador em exercício prestigia o desfile de 7 de Setembro em Florianópolis

O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira acompanhou, neste sábado, 7, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil. O desfile foi realizado ao longo da Beira-Mar Continental, no Bairro Estreito, em Florianópolis.

Foto James Tavares/Secom. Mais imagens na galeria

“As pessoas vieram às ruas para manifestar sua cidadania. Com sorriso no rosto e as bandeiras nas mãos mostraram o sentimento de brasileiros e catarinenses. Precisamos contribuir para o fortalecimento da nossa Pátria todos os dias, com nosso trabalho, estudo, com cumprimento das leis, e com a prática da honestidade em toda e qualquer atividade que exerçamos”, disse Pinho Moreira.

A abertura do desfile foi marcada pela chegada do fogo simbólico da Pátria. A chama foi conduzida pelo atleta Emerson Luiz da Silveira, aluno do Instituto Estadual de Educação e integrante das seleções de Florianópolis e catarinense de Judô, acompanhado da guarda de honra das Forças Armadas, Polícia e Bombeiro Militar, União dos Escoteiros do Brasil e atletas do Instituto Estadual de Educação.

O primeiro a desfilar foi o Comando Geral do Grupamento Militar, formado por um representante de cada instituição que compõe o grupamento militar. Em seguida, vieram as organizações militares.  

A Marinha, o Exército, as Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental , Especial (Bope) e de Choque,  Companhia de Comando da Infantaria Motorizada, Força Aérea Brasileira, Policiamento com Cães e Bombeiros apresentaram ao público a maneira como exercem as funções de proteção ao Estado e às pessoas. Os equipamentos que utilizam no trabalho diário, como vestimentas, armamentos e viaturas foram mostrados ao público. Também integraram o desfile a Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Ex-combatentes do Brasil, Escoteiros, Hospital Guarnição de Florianópolis, Proerd, Academia de Polícia Militar da Trindade e Centro de Aperfeiçoamento de Praças.

Carros antigos militares e civis também participaram do desfile. O ato cívico foi encerrado com a apresentação da Guarnição Especial de Polícia Militar Montada, que surgiu em Santa Catarina em 1835 e conta hoje com um efetivo de 116 policiais militares e 78 equinos.  

7 de setembro 20130907 1837022802
Foto James Tavares/Secom. Mais imagens na galeria

Civismo
A demonstração de civismo foi comentada por João Elias de Oliveira, que assistiu ao desfile com a esposa e os filhos de 8 e 14 anos. “É preciso resgatar o civismo. É um evento muito bonito e organizado. Todos os anos nós comparecemos. Trago meus filhos para mostrar a história e os símbolos da nossa nação, acho isso uma base importante para educação deles.”

Outro catarinense que esteve presente no ato cívico, com a esposa e mais três filhos, foi Natanael Ramos, que disse que é muito importante lembrar da Pátria todos os dias do ano, mas o dia 7 de setembro, segundo ele, é especial. “Nesse dia reforçamos nosso compromisso de cidadãos mostrandoo sentimento de amor à Pátria e de respeito à nossa história.”

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}