Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governador em exercício Joares...

Governador em exercício Joares Ponticelli participa da abertura a Festa das Flores de Joinville

A abertura da 75ª edição da Festa das Flores de Joinville contou com a presença do governador em exercício Joares Ponticelli, na noite desta terça-feira,12. Com o tema “Um passeio pela história da Festa das Flores”, o evento segue até o dia 17 de novembro, no Complexo Expoville, em Joinville.  A festa tem o incentivo de R$ 500 mil do Governo do Estado por meio do Funturismo.

“É a consolidação de Joinville que lidera em tantos segmentos. A festa, além de demonstrar a criatividade do povo de Joinville, tem uma preocupação com a sustentabilidade, pois as flores utilizadas na decoração do evento servirão para ornamentar a cidade, após o término do evento. É uma grande festa. Um orgulho para Santa Catarina”, disse o governador em exercício.

Durante os seis dias de evento, os visitantes poderão conferir a exposição de flores e plantas ornamentais, mostra de paisagismo, mercado de flores e oficinas. A festa também oferece diversas opções de lazer e entretenimento na sua programação, com atrações de diferentes gêneros, buscando contemplar todos os públicos. Todos os dias a festa oferece uma atração artística de destaque nacional no palco cultural do Boulevard.

“São mais de 40 mil espécies de plantas, mais de seis mil orquídeas e a expectativa é de receber cerca de 300 mil pessoas”, disse o presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Roberto Ferreira.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Confira a Galeria de Fotos

A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

“Há 30 anos eu vim pela primeira vez nesta festa. Nunca imaginei voltar como governador do Estado, nessa deferência que o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira promovem, não ao Deputado Joares Ponticelli, mas ao parlamento catarinense. Estou aqui com muita alegria e para abraçar Joinville na abertura dessa festa tão importante”, finalizou o governador em exercício Joares Ponticelli.

>>> Confira a programação da Festa das Flores 

Saiba mais

A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus, a partir de 1851. Ao abrirem espaço na Mata Atlântica para a construção de suas casas e do novo povoado, depararam-se com exuberantes espécies de orquídeas nativas. Encantados pela beleza dessas flores nativas, passaram a recolher as plantas e, vez por outra, as reuniam para admirá-las e comparar as variedades. Neste contexto é que surge a primeira Exposição de Flores e Artes (EFA), em 1936. Desde esta data, a festa somente foi interrompida nos anos de 1942 e 1943, em decorrência da 2ª Guerra Mundial.

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support