Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governador em exercício e...

Governador em exercício e ministro dos Portos lançam edital que vai aumentar a competitividade do Porto de Itajaí

O governador do Estado em exercício, Nelson Schaefer Martins e o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, acompanhados do ministro de Portos, César Borges, assinaram na tarde desta quinta-feira, 17, o edital de licitação para o alargamento do canal de navegação e a construção da nova Bacia de Evolução dos acessos aquaviários ao Complexo Portuário do Itajaí. 

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Fotos para download na galeria

Serão investidos R$ 130 milhões do governo do Estado. Também foi assinado o Termo de Cooperação entre o Estado e o Porto de Itajaí para viabilizar a obra. Os secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores e da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni e o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, também participaram do ato.

“É um movimento que visa manter o protagonismo do Porto de Itajaí na condição de segundo maior porto de cargas do nosso país. Estamos situados em uma região estratégica do Sul do Brasil e que em um raio de 600 quilômetros alcançamos 46% do PIB nacional. Portanto esse porto atinge cada vez mais uma importância indiscutível não só no desenvolvimento de Santa Catarina, mas também do Brasil”, disse o governador em exercício.

O documento visa a cessão a título gratuito a SC, o projeto básico de engenharia e os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Também estão incluídos os estudos de melhoramentos para a viabilização do alargamento do canal de navegação e da bacia de evolução do porto, com adequações de estruturas de proteção do rio.

Com investimentos do Estado, nessa etapa serão executadas as obras de alargamento do canal, que vai possibilitar operações com navios de até 336 metros de comprimento com 48 de boca. Serão retiradas as guias correntes do molhe sul junto ao Saco da Fazenda, para que sejam executadas as obras da nova bacia de evolução, com 480 metros de diâmetro, retirada de parte dos espigões transversais do molhe norte (groins) e dragagens da área da nova bacia.

bacia porto itajai 20140918 1328450913

A segunda etapa será custeada pelo Governo Federal e segundo o ministro dos portos, os recursos serão liberados no próximo ano. “Estaremos presente nessa segunda etapa da obra com investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões. E o prazo para licitação será no próximo ano e já está no orçamento, o que vai permitir a licitação e as obras em 2017”, destacou César Borges.

Em seguida, o governador em exercício acompanhado do ministro dos portos e comitiva visitaram os Portos de Itajaí e Navegantes.

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Sobre o Complexo Portuário

O Complexo Portuário do Itajaí movimentou 74,28% da corrente de comércio catarinense e 3,59% do comércio exterior brasileiro no ano passado. Os números tendem a apresentar moderado crescimento neste ano. Também está entre os 120 maiores portos do mundo e ganhou cinco posições na edição de 2014 do World Top Container Ports — ranking publicado anualmente pela publicação britânica Container Management.

Com 1.120,627 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) operados em 2013, o Complexo catarinense passou da 108ª posição, na edição de 2013, para a 103ª posição, neste ano. No ranking nacional, o Porto Organizado de Itajaí está atrás apenas do Porto de Santos.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC