Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador em exercício autoriza...

Governador em exercício autoriza reforma da EEB Jorge Schutz e participa da abertura da Festa do Colono em Turvo


Fotos: Jeferson Baldo / GVG

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, participou, na noite desta quinta-feira, 10, no Parque de Exposições Ires Olivo, em Turvo, da abertura oficial da 23ª Festa do Colono, que seguirá até o próximo domingo, 13, com uma ampla programação.

Na ocasião, assinou a autorização do processo licitatório para a revitalização da EEB Jorge Schutz. O Governo do Estado irá investir R$ 1.071.988,73. A assinatura contou também com a presença da atual diretora da Escola, Rosana Moro Machado, e da primeira diretora da escola, Therezinha Dal Pont Colodel, que foi gestora da unidade em 1971. “Ser parceiro de Turvo tem sido uma constante do Governo do Estado. É uma alegria poder estar aqui assinando esta autorização para que essa Escola, com tanta história, possa se renovar e ser instrumento de futuro para tantos jovens”, destacou Moreira.

A escola está em funcionamento na rede estadual de ensino há 92 anos e atualmente atende cerca de 480 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Festa do Colono

O governador em exercício também participou da abertura oficial da 23ª Festa do Colono, e enfatizou a importância desse evento para valorizar a agricultura. “Essa festa se consolida no calendário de Santa Catarina, pois esta é uma região altamente produtora, com uma grande concentração de maquinas agrícolas, e uma grande produção notadamente de arroz. Essa festa serve além do congraçamento, também para a troca de experiência e exposição de equipamentos. Um evento extremamente importante para a agricultura de Santa Catarina”.

>>> Mais imagens na galeria

A primeira Festa do Colono no município de Turvo ocorreu no dia 1º de agosto de 1971. Na oportunidade foi homenageado o casal agricultor mais idoso: Giusti, que ofereceu ao governador Colombo Machado Salles um garrafão de vinho e um queijo fabricado por sua esposa. Desde então a festa se consolidou como um marco para a comunidade turvense que vê na festa uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra. A festa foi tomando proporções maiores, tanto de público como de infraestrutura, à medida que os anos foram passando e se tornou um evento verdadeiramente conhecido no Sul catarinense.

Segundo o prefeito Tiago Zilli, a festa resgata a cultura dos colonizadores com suas origens, costumes e tradições, prestigiando o trabalhador rural e gerando oportunidades de negócios. “Convidamos toda a região Sul para conhecer a economia, a gastronomia e as tradições da nossa terra, que estão presentes nesta grande festa”.

Desde a primeira edição da festa, uma das maiores atrações é o desfile das máquinas agrícolas, que são conduzidas pelos agricultores no trajeto da avenida municipal. É uma tradição passada de pai para filho. Em 1979 foi criada uma modalidade para tornar a festa ainda mais atrativa, a Arrancada Catarinense de Tratores, onde os participantes competem quase que da mesma forma que uma corrida de automóveis.

Além de inúmeras outras atrações que a festa do colono proporciona aos visitantes, o destaque é a gastronomia. Para quem gosta de saborear um prato típico, a festa oferece as mais conhecidas variedades da gastronomia italiana, como macarronada, polenta, galinha, fortaia, risotos e muitos outros pratos. Além de shows regionais e nacionais. A Festa é realizada sempre no mês de agosto, em ano ímpar.

Mais informações para a imprensa
Sabryna Sartott
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vice-Governador
E-mail: sabrynasartott@gmail.com
Fone: (48) 3665-2283 / 99138-8722
Site: www.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support