Governador determina abertura de mais 32 leitos infantis nos próximos dias
O Governo do Estado, empenhado em garantir o atendimento pleno aos pacientes pediátricos, está organizando para os próximos dias a abertura de 32 leitos de UTI infantil.
O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello. Diante do momento sazonal, com casos de doenças respiratórias, há grande demanda de leitos hospitalares infantis, causando uma sobrecarga no sistema de saúde.
Esses novos leitos estão distribuídos em duas regiões do estado. Na Grande Florianópolis serão 12 leitos de UTI neonatal, sendo cinco no Hospital Ilha e sete no Hospital Regional de São José. Já para a região do Vale do Itajaí serão 20 leitos no Hospital Imigrantes em Brusque.
Jorginho Mello determinou a ampliação dos leitos no menor tempo possível, segundo ele não existem desculpas que justifiquem a falta de vagas, o problema é histórico, mas a saúde sempre é prioridade.
Desde o início deste ano, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há um trabalho dedicado à ampliação do número de leitos de retaguarda, além dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Da mesma forma, as equipes das unidades de saúde vêm desenvolvendo fluxos de rotatividade dos pacientes.
O trabalho para ampliar o número de leitos seguirá em andamento como é o caso do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, Hospital Regional de Araranguá, em Araranguá, Hospital Dom Joaquim, em Sombrio e outras unidades que vão aumentar a rede de atendimento.
Repórter: Kenia Casagrande