Governador destaca importância da tecnologia e inovação em conferência para o fortalecimento do setor no estado
Fotos: Eduardo Valente/GOVSC
Blumenau foi palco nesta quarta-feira, 22, da primeira Conferência Microrregional de Inovação do programa SC Mais Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e executada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, que enfatizou a importância estratégica do programa para o desenvolvimento do estado.
“Estamos dando um grande passo para transformar a inovação em uma das forças motrizes do crescimento econômico de Santa Catarina. Este programa é uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil, que juntos podem criar soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro”, afirmou o governador durante a conferência realizada no Centro de Inovação de Blumenau (CIB).
A programação incluiu visitas a empresas locais e a troca de experiências com o setor produtivo. O SC Mais Inovação, lançado em outubro de 2024, tem como metas o fortalecimento da inovação e tecnologia no estado, com a geração de 86 mil empregos no setor e o aumento da participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, de 7,5% para 10%.
A região do Vale do Itajaí, reconhecida como um polo industrial e de inovação, foi o cenário ideal para o evento. Durante a conferência, foram discutidas estratégias para mapear demandas e oportunidades que fomentem o avanço de tecnologias e soluções sustentáveis, impulsionando o crescimento econômico e social da região e de Santa Catarina como um todo.
“As conferências microrregionais tem o objetivo de conectar os atores das quatro hélices da inovação. Essa conexão é um pilar básico do governador Jorginho Mello para o desenvolvimento econômico do Estado. A contribuição da academia, do governo, das empresas e da sociedade civil é fundamental para o SC Mais Inovação, programa que, com suas ações, trará um novo paradigma para a economia catarinense, pautada em geração de valor e liderança do cenário inovador no Brasil”, destacou o secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, destacou a importância do encontro: “Este é um momento importante para aproximar a academia, o setor produtivo e a sociedade civil em busca de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento regional e estadual.”
Após o sucesso da conferência em Blumenau, o programa segue com eventos nos dias 23 e 24 de janeiro. O roteiro continua no dia 23, em Rio do Sul. O evento ocorrerá às 14h30 no auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). A agenda para o dia seguinte, 24, contará com duas cidades. No período matutino, em Curitibanos, o momento de conexão terá como palco a Associação Empresarial. Na parte da tarde, o local do evento será o auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Campos Novos.