Governador destaca força do Oeste na abertura da ExpoFemi em Xanxerê
Consolidada como uma das maiores feiras multissetoriais do Sul do Brasil, a ExpoFemi 2018, que começou neste sábado, 28, em Xanxerê, no Oeste do Estado, mais uma vez celebra o trabalhador rural e a vocação no cultivo de milho. A abertura oficial do evento, no parque de exposições Rovilho Bortoluzzi, contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, que destacou o potencial da região na produção de milho e a capacidade industrial de Xanxerê.
Para este ano, são esperadas aproximadamente 200 mil pessoas e a movimentação de cerca de R$ 150 milhões até o dia 6 de maio, quando encerra a programação. O Estado é parceiro do evento, e, durante a abertura, o governador oficializou o repasse de R$ 150 mil para a realização da feira.
Antes da solenidade, o governador visitou todo o parque onde a feira é realizada e o pavilhão de expositores. “Estou impressionado com a variedade de produtos e com a representatividade do agronegócio. É vital para o desenvolvimento do Estado como um todo, a contribuição dessa região para a economia de Santa Catarina”, frisou o governador.
FESTA CELEBRA PRODUÇÃO DE MILHO
A ideia dos organizadores da Festa Estadual do Milho, em Xanxerê, surgiu em 1982, quando um grupo formado por produtores e empresários decidiu homenagear uma das principais atividades da região e celebrar a fartura que brotava da terra, com a produção de grãos, em especial, o milho.
Segundo dados da secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, a região Oeste concentra praticamente 80% de toda a produção de milho em Santa Catarina.
AGRONEGÓCIO
O setor do agronegócio da ExpoFemi 2018 contará com atividades diferenciadas nesta edição. Uma das novidades é a Mostra de Gado Regional que acontece no primeiro final de semana. Cerca de 100 animais da raça Jersey e Holandesa farão parte da mostra que prevê provas morfológicas e negociações. A programação também conta com exposição de matrizes de corte e leite, mostra de equinos e torneio leiteiro.
GASTRONOMIA
A gastronomia é um dos diferenciais da ExpoFemi que a cada ano inova na elaboração dos pratos da culinária à base de milho. Nesta edição a novidade é a pizza com massa feita de farinha de milho, mas o carro chefe é o X-Polenta.
PROGRAMAÇÃO
Completam a programação da ExpoFemi 2018, shows nacionais e infantis, rodeio country, intervenções culturais itinerantes, seminário sustentabilidade e simpósio agrarista. Além de atividades de outras classes, como a assembleia geral ordinária dos contabilistas de Santa Catarina e a reunião do colégio de presidentes da OAB/SC. A copa ExpoFemi 2018 de tênis será realiza no Tênis Clube Xanxerê. A programação completa do evento, com horários e locais pode ser conferida no expofemi.com.br.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}