Governador entrega ordem de serviço para esgotamento sanitário em Balneário Barra do Sul
O governador Raimundo Colombo entrega a ordem de serviço para início das obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul, no Norte de SC. A solenidade será às 15h, na Prefeitura Municipal, e contará com a participação do diretor-presidente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), Valter Gallina, e do prefeito Ademar Henrique Borges.
A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário faz parte do pacote de obras viabilizado através da linha de financiamento obtida pela Casan junto à Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica). O investimento de R$ 38,7 milhões vai beneficiar 17.543 mil habitantes, incluindo a população residente no município e a flutuante que procura o balneário na temporada de verão. O percentual de cobertura com coleta e tratamento de esgoto no município com a conclusão das obras passa a ser de 75% da população urbana.
Serão executadas 2.931 mil ligações domiciliares interligada a uma rede de coleta com extensão de 32.466 mil metros. O sistema prevê ainda 9.260 mil metros de emissários e sete estações elevatórias. O tratamento acontecerá numa Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar uma vazão de até 80 litros por segundo. A empresa Itajui Engenharia, vencedora da licitação para execução da obra, tem 28 meses para concluir os trabalhos a partir da entrega da ordem de serviço.
O Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina foi assinado entre o Governo do Estado, a Jica e a Casan em março de 2010, em Tóquio, no Japão, e tem como objetivo garantir também a balneabilidade das praias e a atividade de maricultura. Além de Balneário Barra do Sul, Florianópolis, Bombinhas e Piçarras são contemplados com obras de esgotamento sanitário dentro do Programa.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville}{text}{/article}