Governador Colombo sobrevoou a região de Rio do Sul na tarde deste domingo para verificar os estragos causados pela cheia do Rio Itajaí-Açu
O governador Raimundo Colombo e o secretario de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, sobrevoaram de helicóptero a região de Rio do Sul _ um dos 14 municípios que decretaram situação de emergência. O sobrevoo foi na tarde deste domingo, 29.
Os dois ficaram mais de uma hora verificando os estragos. Passaram ainda por Laurentino e Rio do Oeste. Colombo também esteve reunido com o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, e técnicos da Defesa Civil, avaliando a situação.
Foto Claudio Thomas / Secom
˜Viemos trazer nosso apoio total. Temos uma série de obras importantes como a sobrelevação das barragens. O radar (meteorológico) que a partir de quarta-feira começa a produzir imagens importantes pra nós. Mas nesse momento é importante trazer nosso apoio e recursos para proteger aqueles que foram atingidos”, ressaltou.
O governador lembrou que foram duas enchentes grandes apenas em junho e demonstrou preocupação com o fenômeno climático El Niño, que aponta chances de grandes volumes de chuva no segundo semestre deste ano. “Mas estamos acompanhando a previsão e monitorando isso para proteger a todos”, disse.
O secretario da Defesa Civil informou que a tendência é uma diminuição no nível dos rios. Ele ainda acrescentou que com o funcionamento do radar meteorológico a partir de quarta-feira a previsão ficará muito precisa. “Teremos uma previsão muito mais rica e detalhada. Vai nos dar ferramenta para alertar e fazer a evacuação de uma área maior e oferecer mais apoio”, afirmou.
Informações adicionais para a imprensa
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 99161-6455
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC