Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo faz...

Governador Raimundo Colombo faz balanço de 2017, destacando equilíbrio das contas e geração de emprego


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo fez um balanço positivo de 2017 em reunião com o colegiado pleno e servidores nesta terça-feira, 19, em Florianópolis. Mesmo diante dos desafios econômicos e políticos do ano, lembrou que Santa Catarina tem resultados a serem comemorados, como o equilíbrio financeiro das contas públicas, a boa geração de empregos e o bom ritmo de novos investimentos. “Cumprimos com o nosso dever. O saldo é positivo e esse é o sentimento que podemos levar para casa”, afirmou o governador, agradecendo o envolvimento de toda a equipe do governo.

>>> Mais fotos na galeria 

Colombo valorizou principalmente a questão do emprego. Entre agosto e outubro, o saldo catarinense foi de mais de 44 mil vagas de trabalho com carteira assinada, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. Santa Catarina também segue apresentando a menor taxa de desemprego do país, segundo pesquisa do IBGE. Nos três primeiros meses do ano, Santa Catarina tinha 7,9% de desocupados. No terceiro trimestre, a média catarinense fechou em 6,7%, enquanto a nacional foi de 12,4% de desempregados. “Essa conquista não foi por acaso. Conseguimos praticar gestos importantes de contribuição, como manter sua estabilidade financeira do Estado, manter as obras em andamento e não aumentar impostos”, destacou.

O governador lembrou que Santa Catarina conquistou, ainda, o título de segundo Estado mais competitivo no país, de acordo com Ranking de Competitividade dos Estados 2017. O Estado também foi o vencedor do Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença de SC no mercado externo. “Fomos profissionais, ajudamos a sociedade, os catarinenses estão otimistas e têm orgulho de nosso Estado. Existem muitas dificuldades e desafios próprios do cenário em que vivemos, mas esse é um encontro para agradecimento”, finalizou Colombo.

O encontro também contou com uma apresentação do economista Raul Velloso, que falou sobre as perspectivas para 2018. Apesar dos desafios do cenário nacional, o consultor apontou sinais de retomada, citando, por exemplo, o Índice de Atividade Econômica Reginal de Santa Catarina (IBCR-SC), divulgado pelo Banco Central nesta semana. Em outubro, Santa Catarina apresentou um crescimento de 6,49% em relação ao mesmo mês do ano passado. E no acumulado do ano, o Estado apresentou alta de 3,55%.

“Santa Catarina é um exemplo de Estado que remou contra a maré de queda da arrecadação e aumento de gastos da máquina pública. É impressionante a diferença dos números de indicadores locais com o desempenho nacional”, avaliou, parabenizando os resultados do Governo do Estado.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira não pode participar do encontro, por estar cumprindo agenda oficial em Brasília.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support