Governador Colombo entrega Medalha de Mérito a pessoas que se destacaram na promoção do Estado fora do país
O governador Raimundo Colombo entregou na noite desta quinta-feira, 5, a Medalha de Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira, para instituições e pessoas que se destacaram em divulgar e promover o Estado em outros países. Foram escolhidas quatro categorias: país, empresa, cooperação acadêmica e personalidade. Nesta primeira edição, os agraciados foram a República Federal da Alemanhã, Grupo Weg, professor doutor Carlos Alberto Schneider e o embaixador Abelardo da Costa Arantes.
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
“É um momento de emoção. Santa Catarina já enfrentou muitos desafios e sempre soube contar com pessoas que colaboraram para que esse Estado seja tão extraordinário. E o dia de hoje, com a entrega dessa medalha reflete isso, homenageando a todos que prestam um belo trabalho, abrem caminhos, ativam conhecimento e sabem construir o futuro com grandeza, assim como Luiz Henrique sempre buscou. É uma atitude de parceria, de reconhecimento que está sendo feito a todas as pessoas aqui homenageadas”, disse o governador.
A cerimônia de entrega da medalha marca a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais, realizada em Florianópolis, até está sexta-feira, 6. Promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o evento debate o papel de cada Estado na divulgação e no relacionamento internacional, discutindo e fortalecendo a paradiplomacia.
O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, que idealizou a entrega da comenda juntamente com o governador Raimundo Colombo, destacou que a medalha reconhece o legado do ex-governador Luiz Henrique da Silveira.
“Essa medalha tem uma importância dupla. Estamos homenageando Luiz Henrique, que em seus 50 anos de administração pública se tornou um verdadeiro cidadão do mundo e que muito contribui para o desenvolvimento do nosso Estado. Outra função dessa medalha é reconhecer as pessoas que também se dedicaram para ampliar as relações internacionais de Santa Catarina”, explicou o secretário Virmond.
“Temos uma excelente relação com Santa Catarina, somos parceiros. Luiz Henrique iniciou muitos projetos com o país. Estamos muito honrados em receber essa comenda”, destacou o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann que recebeu a medalha em nome da República Federal da Alemanha.
A esposa do Luiz Henrique da Silveira, Ivete Appel da Silveira, que também foi homenageada, agradeceu pela honraria que leva o nome de Luiz Henrique. “É uma grande homenagem”, destacou.
Homenageados
País – República Federal da Alemanha
O cônsul-geral da Alemanhã em Porto Alegre, Dr. Stefan Traumann recebeu a medalha em nome da República Federal da Alemanha. Santa Catarina é conhecido como o Estado mais alemão do Brasil. Os imigrantes fundaram em 1828 a primeira colônia alemã em Santa Catarina, onde hoje é São Pedro de Alcântara, e nas décadas seguintes se instalaram principalmente na região do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, com destaque para Blumenau e Joinville.
A Alemanha também é um importante parceiro comercial de Santa Catarina, é o 9º destino de nossas exportações e a quarta origem das nossas importações. Em 2014, segundo dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), as exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 282 milhões. Os principais produtos embarcados foram carnes de frango e motores elétricos. No mesmo período, as importações do Estado vindas do país europeu somaram US$ 1,02 bilhão. Os principais itens comprados foram automóveis, aparelhos de ressonância magnética e fármacos.
Empresa – Grupo WEG
O caminho de sucesso empresarial de Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus começou em 16 de setembro de 1961, quando os três fundaram a eletromotores em Jaraguá do Sul. Anos mais tarde se tornou a WEG (origem do nome é a junção das iniciais dos fundadores). Tornou-se uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. A medalha foi entregue às filhas de Werner Voigt, Valsi Voigt e Cladis Voigt Trejes.
Personalidade – Embaixador Abelardo da Costa Arantes Júnior
Diplomata de carreira e formado pelo Instituto Rio Branco, foi o primeiro catarinense a chefiar o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina. É bacharel em Direito pela PUC/RJ, licenciado em História pela Louvain, na Bélgica, mestre em Artes Liberais pela Havard e doutor em Relações Internacionais pela UnB.
Cooperação Acadêmica – Carlos Alberto Schneider
É um dos patronos da vocação tecnológica e de inovação de Santa Catarina. Bacharel e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Morou cinco anos na Alemanha junto com a esposa, onde cursou Doutorado em Engenharia pela Universidade de Aachen, e de onde trouxe exemplos e inspiração para trabalhar pelo desenvolvimento tecnológico de Santa Catarina.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}