Governador Colombo apresenta SC para embaixador brasileiro na Espanha
Antes de viajar para Seul, onde dará continuidade às negociações para a exportação de carne suína de Santa Catarina para a Coreia do Sul, o governador Raimundo Colombo foi recebido pelo embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões.
Participaram do encontro, realizado na sede da embaixada, em Madri, na tarde desta sexta-feira, 8, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, e o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.
Colombo apresentou para o embaixador as potencialidades de Santa Catarina para investimentos de empresas espanholas, destacando que o estado conta com cinco portos – Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba -, além de ser o maior produtor de suínos e o segundo maior produtor de frangos do Brasil. Ressaltou, ainda, que Santa Catarina tem o sexto maior Produto Interno Bruto entre os estados brasileiros.
O secretário Carlos Adauto solicitou o apoio da embaixada para a realização de um seminário no primeiro semestre de 2017, em Madri, para divulgar e mostrar as vantagens de Santa Catarina para os empresários espanhóis.
“Santa Catarina pode contar com toda a ajuda da embaixada”, destacou Antônio Simões, que está no cargo há pouco mais de seis meses. O embaixador observou que das 15 maiores empresas da Espanha, 11 têm atuação no Brasil. Só a Telefónica, salientou, conta com 70 milhões de clientes no mercado brasileiro de telecomunicações. “A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil depois dos Estados Unidos, com cerca de US$ 70 bilhões”, revelou o embaixador.
Mercado sul-coreano
Neste sábado, 9, o governador Raimundo Colombo e a comitiva seguem para a Coreia do Sul, onde se encontrarão com o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, diretor financeiro e de Relações com Investidores, José Carlos Oneda, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, o diretor do Sindicato da Indústria de Carnes de SC, Ricardo Gouveia, e o médico veterinário do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Diego Ramôa Ramos.
>>> Governador Colombo lidera missão internacional para Espanha e Coreia do Sul
Na segunda-feira, 11, em Sejong, a três horas de Seul, a comitiva catarinense participa de reunião na sede do órgão de controle sanitário da Coreia do Sul. Após, será recebida pelo diretor-geral do escritório de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Kim Duk-ho.
O governador Raimundo Colombo considera fundamental para a suinocultura de Santa Catarina a conquista do mercado sul-coreano. “A Coreia do Sul é o terceiro maior mercado mundial, atrás apenas do Japão e da Rússia”, informa.
Esta será a 13ª missão internacional liderada pelo governador Raimundo Colombo desde 2011, sendo a terceira no atual mandato.
>>> As missões internacionais do governador
Informações adicionais para a imprensa
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 99161-6455
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC