Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador Colombo acompanha o...

Governador Colombo acompanha o desfile cívico de 7 de setembro em Florianópolis


Fotos: James Tavares / Secom

O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a comemoração dos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, foi acompanhado na manhã desta quinta-feira pelo governador Raimundo Colombo. O evento foi realizado na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de oito mil pessoas, conforme informações da Polícia Militar. O evento é organizado por uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura, liga da Defesa Nacional, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e demais organizações militares.

“O 7 de setembro representa o espírito de patriotismo, de amor ao nosso país. O Brasil dentro da sua independência passou momentos de grande harmonia e momentos desafiadores, crescemos em todos eles. Às vezes quando somos desafiados damos uma resposta ainda melhor. O nosso país está passando por uma fase de profundas mudanças e transformações. E eu não tenho dúvida que vamos sair deste momento como um país melhor, mais consciente e mais preparado para construir o futuro”, disse o governador.

>>> Mais imagens na galeria

A chegada do fogo simbólico da Pátria, conduzido pela atleta de ginástica rítmica, Luísa Hamuri Matsuo, marcou a abertura do desfile. O fogo simbólico da Pátria foi criado em 1937 para ser símbolo que representa o ardor patriótico do povo brasileiro.

O grupamento escolar com cerca de 1,5 mil alunos da Grande Florianópolis, foram os primeiros a desfilar. Participaram as Escolas de Educação Básica Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade e EEB Wanderlei Júnior (de São José), e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

Passaram ainda pela Passarela Nego Quirido, o Clube de Desbravadores e Aventureiros, a União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Adolescentes que Amam a Deus, Grupo de Apoio aos Familiares dos Desaparecidos, Legião da Boa Vontade. Além da Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária e do grupamento dos Veteranos do 14º pelotão de Polícia do Exército.

Em seguida, foi a vez das entidades militares e forças de segurança, com a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. As entidades com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções no dia a dia. Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas e as viaturas foram mostradas ao público.

O desfile motorizado encerrou o evento, trazendo as viaturas militares e das forças de segurança, além de veículos antigos do “Veteran Car Club”. Também foram promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.
Civismo

A policial militar Elisa Garcia Torres Tossulino assistiu o desfile com a pequena Luísa de 2 anos. Para Elisa, é importante que a criança tenha contato com a vida cívica. “Acho necessário que se ambiente e cresça com conhecimento do que representa o 7 de setembro”.

“Temos que incentivar o patriotismo nas crianças do Brasil, e eu como pai me sinto na obrigação de trazer meu filho de 7 anos para assistir pela primeira vez um desfile de 7 de setembro”, relatou o advogado Rodrigo Capella.
{article Elisabety Borghelotti}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support