Colombo destaca no Com a Palavra, o Governador os desafios de 2016 para SC
O governador falou ainda sobre o combate ao Aedes aegypti no Estado e a temporada de verão
Raimundo Colombo falou sobre os desafios de 2016 para Santa Catarina na primeira edição do ano do programa Com a Palavra, o Governador. Disse que será um ano de controle rigoroso das contas, que a crise tende a se agravar, mas que o Estado não vai aumentar impostos e vai continuar investindo. A temporada de verão e o reforço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina foram os assuntos que completaram a entrevista.
http://www.youtube.com/watch?v=6E9BZ1ofwI4&feature=youtu.be
“Precisamos ser cuidadosos com as despesas e, por outro lado, teremos que manter os investimentos, e melhorar cada vez mais os serviços que entregamos para a população. Se o cinto aperta, as pessoas também vão depender mais do Estado, teremos mais alunos na rede pública, mais gente em busca de procedimentos do SUS e assim por diante. É um grande desafio, mas tenho certeza que vamos vencer”, disse Colombo.
O governador também falou da temporada de verão e da contribuição do turismo para a economia do Estado. “Foi bom pra Santa Catarina e pra quem veio. Não faltou água nem luz, prestamos um atendimento profissional e qualificado, e, é claro, temos todo esse cenário natural que é referência para visitantes do mundo todo”, completou.
Segundo dados do Governo, até o momento, circularam pelo Estado cerca de 5,5 milhões de turistas, incluindo catarinenses, estrangeiros e pessoas de outros estados do Brasil. A Operação Veraneio registrou 39 mil ocorrências policiais, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, 4,5% a menos em relação ao ano passado, e 177 afogamentos em água doce e salgada.
No encerramento do programa, Colombo falou sobre as ações do governo de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Colombo citou o aplicativo recém lançado pelo Governo, onde a comunidade pode enviar fotos de possíveis focos do mosquito, o que otimiza e torna mais eficiente o trabalho de combate e prevenção.
“Precisamos todos ajudar no combate ao mosquito, porque ele é uma ameaça grande de saúde pública para todos nós. Tivemos um ciclo grande de focos do mosquito no ano passado, e conseguimos melhorar nossos números neste ano, mas não podemos nos acalmar. Fevereiro é um mês crítico de multiplicação do mosquito”, finalizou.
A íntegra do programa Com a Palavra, o Governador está disponível nos canais oficiais do Governo no Youtube e no Vimeo. A versão, em áudio, pode ser acessada na Rádio Secom.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}