Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador autoriza restauração de...

Governador autoriza restauração de escola e participa da procissão de Santo Antônio dos Anjos em Laguna

Fotos: Jeferson Baldo/Secom

O anúncio de investimento em uma das escolas mais antigas do Estado, em Laguna, e a entrega do certificado que  reconhece a pesca artesanal com auxílio de botos como patrimônio cultural de Santa Catarina marcaram a visita do governador Eduardo Pinho Moreira à terra natal, neste sábado, 09. Acompanhado da primeira dama, Nicole Torret Moreira, o governador também participou da tradicional procissão de Santo Antônio.

A restauração do prédio da escola Jerônimo Coelho é apontada como uma obra simbólica por Eduardo Moreira, que revelou ter frequentado a unidade escolar nas séries iniciais. O prédio tem ainda outra característica: é um dos mais antigos do estado, construído em 1912. “Restaurar essa estrutura é preservar e reconhecer a tradição de Laguna, entre tantas outras vocações, de formar um patrimônio intelectual que contribui e faz história em Santa Catarina”, observou Moreira ao contar que o ex-governador Colombo Salles e desembargadores de justiça também já foram estudantes da escola.

Com investimentos de R$ 5,3 milhões a unidade será ampliada e terá a construção de uma quadra coberta. A próxima etapa do pleito, é transformar a escola em sede de um Colégio Militar, como já ocorre em Joinville, Blumenau e Lages.

Pesca artesanal com auxílio de botos

O segundo ato do governador em Laguna foi a entrega do certificado que confere ao Conselho Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão o termo de registro da pesca artesanal com auxílio de botos como patrimônio cultural de Santa Catarina,  realizada pelos pescadores artesanais da cidade de Laguna.

A prática é tão tradicional, que os botos, inclusive, são batizados com nomes e são velhos companheiros dos pescadores. Eles são capazes de sinalizar a localização dos cardumes e auxiliam os pescadores para o momento exato da captura de, por exemplo, de tainhas, entre outras espécies.

Ali mesmo, na beira da praia, muitas vezes já ocorre o comércio de peixes que representa, ao mesmo tempo, renda para o pescador artesanal e agora a preservação de um patrimônio histórico e cultural de Laguna. “Eu cresci acompanhando de perto essa atividade e é uma alegria saber que ela irá se consolidar como mais um atrativo que vem se juntar a tantas outras belezas e vocações de Laguna”, comemorou Eduardo Moreira.

No mesmo ato, o governador inaugurou a flutuante que vai servir como base de apoio para navegadores e ao projeto Navegar, com 100 crianças.


>>>Mais fotos na galeria

Procissão em homenagem a Santo Antônio dos Anjos

Por fim, o governador e a primeira dama acompanharam a procissão em homenagem a Santo Antônio dos Anjos. O evento religioso reúne milhares de fiéis.

Moradores acompanharam a peregrinação que saiu da capela Santa Teresinha, na praia do Mar Grosso, percorreu o centro da cidade e chegou à Igreja Matriz. A festa em homenagem a Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, completa 342 anos, como uma das maiores demonstrações de fé dos devotos.

Quando a imagem passou em frente à casa de dona Marisa de Queiroz Ribeiro e se voltou para a janela que ela transformou em um pequeno altar, a senhora de 83 anos não conteve as lágrimas. “Hoje eu só quero agradecer pela minha saúde e a de meu esposo”, revelou, ao relembrar que há dois anos pediu a proteção de Santo Antônio para o marido que precisou de cirurgia para tratar um glaucoma.

Assim como fizeram os milhares de participantes, o governador reforçou que “agradecer é um gesto que renova a fé, a esperança e dá a certeza que as bênçãos de Santo Antônio estarão presentes no dia a dia de todo o povo catarinense”.

Durante o momento de oração na Igreja Matriz, onde foi batizado, Moreira relembrou o tempo de infância, quando já acompanhava as celebrações em homenagem a Santo Antônio. “Há 68 anos eu faço isso. Santo Antônio sempre foi muito generoso comigo e sempre guiou todas as minhas ações”, concluiu.

O governador recordou, emocionado, de todos os detalhes que envolvem o ritual religioso e repetem a cada ano: a caminhada, os fogos que saúdam a imagem ao longo do percurso, a execução do hino de Laguna e a grande queima de fogos na chegada da imagem à Igreja com a trezena de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, rezada em latim.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support