Governador autoriza o início da construção de prédio da Udesc em Balneário Camboriú
O governador Raimundo Colombo e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, assinaram nesta sexta-feira, 10, a ordem de serviço e lançaram a pedra fundamental da construção da sede própria do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi/Udesc), em Balneário Camboriú.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para download na galeria
O investimento será de R$ 4 milhões. A nova estrutura atenderá, inicialmente, a graduação e a pós-graduação do curso de Engenharia do Petróleo, que hoje funciona em imóvel alugado e atende 266 alunos.
“A Udesc vai trazer um grande espaço no ensino público universitário. A instituição é uma marca de qualidade. Cada vez mais é preciso agregar tecnologia e conhecimento para se ter competitividade, por isso esse investimento é estratégico. Daqui há algum tempo vamos passar aqui e ver um prédio construído cheio de alunos se qualificando, aprendendo uma profissão e realizando sonhos. Isso compensa todos os desafios encontrados no dia-a-dia”, disse o governador.
Com área total de 2,4 mil metros quadrados, a obra deve ser concluída em 18 meses. O novo prédio terá dois pavimentos. No térreo, haverá uma sala coletiva de professores e os laboratórios de química, informática avançada e simulação, física, petrofísica e geologia, fluídos de perfuração, ciência e informática básica. No pavimento superior, haverá cinco salas de aula, salas individuais de professores e os laboratórios de microscopia e de informática básica 2. Além disso, terá salas de apoio, sanitários e acessos.
“Nós acadêmicos vamos ter salas e laboratórios específicos. Hoje estamos em uma estrutura improvisada. O novo prédio representa qualidade e vai auxiliar ainda mais na nossa formação”, salientou o aluno do curso de Engenharia do Petróleo, David Debastiani.
O prédio será erguido no Loteamento Jardim Primavera, na esquina da Avenida José Cesário Pereira com a Rua José Borges Siqueira, pela empresa Igesa e Engenharia Ltda.
O terreno, com mais de 11 mil metros quadrados, foi adquirido pela prefeitura de Balneário Camboriú e doado à Udesc.
“Houve empenho conjunto do governo do Estado e da prefeitura, o que permitirá novas construções futuramente. O objetivo é ofertar novas vagas e cursos para atender a demanda desta região”, disse o reitor da Udesc.
O aluno do curso de Administração Pública, Luiz Gustavo Morales destacou que a construção do prédio é uma grande conquista e vai desenvolver também o bairro onde a universidade estará instalada. “Os estudantes virão para o Bairro Nova Esperança e isso vai movimentar o comércio, além de toda a região do Foz do Itajaí”.
Prédio terá conceitos de sustentabilidade
A estrutura seguirá o modelo do edifício do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias, em Lages, que foi inaugurado 2014 e obedece aos conceitos do green building (edifício verde), com iluminação e aquecimento de água por luz solar e com captação e reutilização de água da chuva.
Esse modelo, que também será replicado nos novos prédios de Pinhalzinho e São Bento do Sul, gera economia de recursos e agilidade para as construções, pois dispensa a necessidade de se fazer licitações para projetos. Além disso, antecipa a realização de pregões para execuções de obras.
O cronograma da Udesc para infraestrutura nos próximos três anos prevê R$ 60 milhões em obras no Estado, com construção de prédios também em Ibirama, Joinville e Florianópolis.
O evento contou com a participação da secretária regional de Itajaí, Eliane Rebello, prefeito Edson Renato Dias, deputado estadual Leonel Pavan, vereadores, professores, acadêmicos e comunidade.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail:bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site:www.sc.gov.br