Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governador autoriza mudança na...

Governador autoriza mudança na lei que estabelece altura mínima em concurso público para ingressar em corporações militares do Estado

O governador Raimundo Colombo atendeu ao pedido da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, ALESC, e vai encaminhar uma proposta de alteração à lei estadual, aprovada no início deste ano, que, entre os critérios, estabelece altura mínima de 1,65 m para homens e mulheres ingressarem na Polícia Militar, por exemplo. Depois de ouvir um parecer técnico dos comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, Colombo afirmou que será possível reduzir o limite para 1,60m, como solicitou a bancada. “É uma mudança que não vai comprometer a qualidade e a eficiência do trabalho”, explicou o governador.

A audiência com as deputadas Angela Albino, Dirce Heiderscheidt e Luciane Carminatti, presidente da bancada, ocorreu na tarde desta terça-feira, 9, no gabinete do governador. De acordo com as parlamentares, o projeto original prejudica principalmente as mulheres, já que a média de altura entre elas, no Brasil, segundo o IBGE, é de 1,55 m. Ainda segundo informações da bancada, das 250 mulheres aprovadas no último concurso da PM, 170 já foram excluídas pelo critério da altura e não poderão fazer a segunda etapa da prova, prevista para o dia 25 deste mês.

Com o despacho favorável do governador ao pedido de revisão da lei, a expectativa é que a votação em plenário pelos deputados, aprovando a redução da altura mínima, ocorra antes mesmo do recesso na Alesc. De acordo com a deputada Luciane Carminatti, já há uma conversa prévia com deputados da base do governo, o que deve agilizar também o trabalho das comissões, como a de Constituição e Justiça, para que o novo projeto seja aprovado o quanto antes. A expectativa é que a medida possa valer já para este concurso. “A questão ainda deve entrar num debate jurídico e o que a gente espera é que as autoridades também sejam sensíveis ao tema, e que as mulheres não sejam discriminadas nem colocadas em segundo plano”, destacou a presidente da bancada feminina da Assembleia.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support