Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governador autoriza ingresso de...

Governador autoriza ingresso de 211 candidatas aprovadas no concurso da Polícia Militar

O governador Raimundo Colombo assinou, nesta sexta-feira, 08, em Florianópolis, a autorização para o ingresso das candidatas aprovadas no último concurso da Polícia Militar e que ficaram de fora em razão da cota de 6%. Foram incluídas 211 novas candidatas, habilitadas e classificadas em cadastro de reserva. As aprovadas complementam as mil vagas (masculinas e femininas) oferecidas pelo edital do concurso. 

“Esse é um momento importante, de receber valorizar e reconhecer o mérito de vocês. Ninguém aqui fez nenhum favor, nem ilegalidade, vocês conquistaram esse direito pelo esforço e empenho que tiveram. A interpretação que precisava ser feita era da legislação. E isso foi feito. Nossa Segurança Pública fica mais forte a partir de hoje com a presença de cada uma de vocês na nossa gloriosa Polícia Militar”, disse Colombo.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Mais imagens na Galeria de Fotos

A decisão foi tomada com base no parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado de que a convocação das candidatas aprovadas atende a lei complementar nº 587, de 2013, que dispõe sobre o ingresso nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina. A lei define que o efetivo feminino policial será de até 6% no preenchimento das vagas em concursos públicos, então, chegou-se ao quantitativo de 916 vagas para mulheres. Destas, 647 já estão efetivamente ocupadas por mulheres, restando 269 em aberto para serem preenchidas.

Até agora apenas 30 tinham sido chamadas e outras 211 que passaram no exame pressionavam pela mudança. O secretário da Segurança Pública explicou que após terem sido feitos estudos sobre os 6% de vagas para mulheres, foi entendido que o limitador era o quadro ativo, que hoje é em torno de 16 mil policiais, e não o número de vagas disponíveis no edital do concurso. “É o reconhecimento da necessidade de novas incorporações na Polícia Militar. É a interpretação correta da lei. A Polícia Militar e o Estado de Santa Catarina estão de parabéns a partir de hoje com o ingresso de novas profissionais.”

Agora, as aprovadas serão encaminhadas para suas bases e o curso de formação inicia no dia 18 de novembro. Serão oito meses onde elas receberão aulas de temas como Direitos Humanos, Técnica de Policiamento Ostensivo, Sociologia, Defesa Pessoal e Direito Penal. A conclusão do curso está prevista para maio de 2014, quando as novas policiais estarão aptas para a atividade de policiamento.

A aprovada Karla Kauling, de Lages, disse que a revindicação foi em função de ter sobrado vagas masculinas. “Nós estávamos aptas e aprovadas. Queríamos  quebrar o preconceito que as mulheres não são capazes.  Juntas fizemos a força e esse fato eleva a mulher e vai abrir margem para novas mulheres se dedicarem ao militarismo”, salientou. Já Viviane Accordi Rocha, de Araranguá, informou que estavam há um mês lutando pelo ingresso na Polícia Militar. “É a realização de sonho. Isso prova que com determinação conseguimos  vencer”.

Grubba destacou ainda, que desde o início do governo Colombo foram contratados 4,3 mil novos agentes para as diferentes corporações ligadas à segurança pública catarinense. Ele citou, ainda, o programa Pacto pela Segurança que vai garantir R$ 265 milhões em investimentos no setor. Entre exemplos das ações, Grubba apontou a entrega de 614 novas viaturas em 2012 e outras 1.640 até o início de 2014; e os investimentos na ampliação do sistema de videomonitoramento por câmeras de segurança nas cidades catarinenses por meio de parcerias com as prefeituras.

Acompanharam o ato, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa; o secretário de Segurança Pública, César Gruba; o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, a  coordenadora Estadual da Mulher de Santa Catarina, Jane Ghizzo Schimidt e o presidente do Tribunal de Contas, Salomão Ribas Junior, deputados e oficiais da Polícia Militar. 

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support