Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governador autoriza chamamento de...

Governador autoriza chamamento de 41 aprovados no concurso público de 2019 do IMA

Foto: Ricardo Trida/Secom

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou o chamamento de 41 aprovados no concurso público de 2019 do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) – edital nº 01/IMA/2019 – que segue vigente até janeiro de 2024. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 14, e pode ser conferido neste link.

“O IMA é um órgão que contribui diretamente com os índices de desenvolvimento sustentável que Santa Catarina possui configurando entre os melhores do país. Vamos fortalecer e acelerar este trabalho”, comenta o governador.

Estima-se que através do incremento de pessoal, o órgão possa dar vazão aos processos de licenciamento represados e contribuir com a geração de cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos e o incremento de R$ 1 bilhão em impostos gerados por novos empreendimentos licenciados pelo Instituto.

Atualmente, o IMA conta com aproximadamente 300 servidores efetivos e 250 terceirizados para atender todo o estado. A falta de profissionais técnicos que realizem análises dos processos de licenciamento ambiental é uma das principais carências do órgão ambiental.

Foto: Arquivo/Secom

Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles esse é um momento histórico para o Instituto em Santa Catarina. “O governador Jorginho Mello está extremamente comprometido com o Meio Ambiente, e o chamamento de novos concursados é algo marcante para o setor que poderá aumentar a sua efetividade”, destaca a presidente ao lembrar do trabalho conjunto entre o IMA e a Secretaria da Fazenda, para construir o aparelhamento da estrutura dos órgãos ambientais no âmbito estadual.

Em 2022, foram formalizados cerca de 21 mil processos de licenciamento no Instituto e o tempo médio   estimado para resolução chegou a alcançar 270 dias. Com o incremento dos novos servidores no quadro funcional, estima-se que a redução do tempo para liberação de Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO) caia para 60 dias, e que a liberação de Licença Ambiental Prévia (LAP) seja concluída em até 90 dias.  

Os novos servidores que serão chamados para o IMA são formados nas áreas de administração, engenharia sanitária e/ou ambiental, geologia, economia, biologia, engenharia (agrônomo), engenharia florestal, geografia e oceanografia. Os servidores empossados atuarão em locais onde havia deficit de funcionários provocado por motivos diversos como: aposentadoria, exonerações, falecimento, entre outros.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support