Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Governador assina projeto de...

Governador assina projeto de lei para empreendedores individuais e microempresas

O governador Raimundo Colombo assinou nesta terça-feira, 11, em Florianópolis, o projeto da lei complementar que institui o Estatuto Estadual dos Empreendedores Individuais (EIs) e das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A lei será encaminhada para a aprovação da Assembleia Legislativa nesta tarde. O ato de assinatura foi durante o evento da Caravana da Simplificação, que está sendo realizado em todos os estados pelo ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Colombo explicou que a lei, se aprovada, vai ajudar ainda mais Santa Catarina, que é um Estado empreendedor. “Somos uma referência nacional em microempresa. Este é o nosso modelo. O projeto de lei que estamos encaminhando hoje é um grande ganho, na modernização das pequenas empresas, no apoio, suporte e na simplificação da burocracia. Também irá contribuir na fiscalização das linhas de financiamento e na qualificação da mão de obra. É um aperfeiçoamento de todo o sistema já existente”, disse.

 >>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Confira mais fotos na galeria 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen salientou que, se aprovada, a lei vai fazer com que as empresas tenham vantagem diferenciada e que vai criar um ambiente ainda mais favorável de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais no Estado. “Isso vai fazer com que Santa Catarina seja um dos primeiros estados a ter essa legislação e que as empresas tenham, aqui, o seu lugar”.

O texto do projeto de lei foi aprovado por unanimidade na última reunião do Fórum Permanente Estadual das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores Individuais de Santa Catarina (Fempe/SC) e tem como pontos de destaque o tratamento diferenciado para EIs e MPEs e a preferência mas compras governamentais.

O governador ressaltou ainda que Santa Catarina liderou a geração de empregos no país em janeiro deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho, divulgados pela equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina. O saldo (diferença entre admissões e demissões) foi de 18.317 vagas com carteira assinada geradas em SC, o maior resultado entre todos os estados. Em seguida, aparecem: Paraná, com 11.991; Mato Grosso, com 10.264; Rio Grande do Sul, com 9.584; e São Paulo, com 7.949.

Em Santa Catarina, os setores que mais se destacaram em janeiro foram a indústria da transformação (saldo de 7.372 vagas), a agropecuária (4.742) e o setor de serviços (3.862). No ranking das cidades, destaque para Fraiburgo (2.248), que vive bom momento na agricultura, para Blumenau (1.753) e Joinville (1.104).

Caravana da Simplificação

A passagem da Caravana da Simplificação por Santa Catarina tem o apoio do Fempe/SC, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O encontro promoveu o debate para uma legislação diferenciada para os pequenos empreendedores. A Caravana da Simplificação lança oficialmente a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e pede apoio para a aprovação do Novo Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, ministrou palestra sobre os dois principais pilares da caravana: mobilização pelo novo Simples Nacional e pela Redesim. Afif Domingos, que começou a peregrinação pelo Brasil em fevereiro, já visitou entidades empresariais de vários estados. “O programa integrará, em todo o país, Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, prefeituras e outras entidades, descomplicando e agilizando o processo de abertura e fechamento de empresas, além de unificar a formalização nos níveis municipal, estadual e federal”, informou.

Sistema Redesim

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia aos micro e pequenos empreendedores. A iniciativa tem como objetivo reduzir o prazo do processo dos atuais 150 dias para, no máximo, cinco dias.

O Portal da Redesim será apresentado em junho. Por esse motivo, o ministro vai visitar todos os estados e prepará-los para a adesão à rede. “Queremos anunciar a campanha “Pense Simples”, que vai motivar os órgãos públicos de todos os âmbitos para simplificar procedimentos e facilitar a vida do cidadão e do empreendedor”, adianta Afif Domingos.

Outro ponto da Redesim é o registro único. Com isso, a identidade da empresa será exclusivamente o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), eliminando o registro no município, no estado e em outros órgãos, com o objetivo de suprimir a repetição de informações que aumenta a burocracia.

Novo Simples Nacional

Já a aprovação do Novo Simples Nacional vai permitir que as empresas sejam classificadas pelo faturamento e não mais pelos setores que atuam. Permitirá também que a substituição tributária seja extinta ou tenha um abatimento na íntegra para as empresas de pequeno porte.

A Caravana da Simplificação é realizada pelos Fóruns Estaduais e pelas unidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em cada estado. A SMPE/PR é coordenadora do Fórum Permanente nas Plenárias dos Fóruns Estaduais.

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support