Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governador assina ordem de...

Governador assina ordem de serviço para ampliação do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó

O governador João Raimundo Colombo estará em Chapecó nesta quarta-feira, 24, quando assinará a ordem de serviço para a obra de ampliação do Hospital Regional do Oeste (HRO). O ato será realizado no canteiro de obras, às 10h30. São mais de R$ 31 milhões garantidos através do Pacto Por Santa Catarina, sendo que R$ 6 milhões serão utilizados na compra dos equipamentos. O prazo para conclusão é de 24 meses. Depois de pronto, o HRO se tornará o maior hospital público de Santa Catarina, com estrutura para atender a demanda nos próximos 20 anos.

O canteiro de obras já foi montado pela Macodesc, empresa de São Miguel do Oeste, que venceu o processo licitatório. A terraplenagem do local também já está concluída, aguardando o início dos serviços de fundação. No começo da obra, serão 30 operários, número que deve chegar a 50 funcionários.

Com a obra, o número de leitos no hospital, que hoje é de 319, passará para 475, aumentando a capacidade em mais 156 leitos. O projeto para a ampliação prevê a construção de um prédio com nove pavimentos, contendo 20 leitos para a UTI geral (passando de 16 para 36); 10 novos leitos para UTI pediátrica; sete leitos para o novo setor de coronária e mais 12 salas cirúrgicas (aumentando de 7 para 19).

No setor de Alta Complexidade, a obra vai contemplar 37 leitos para tratamento intensivo; 56 leitos na Oncologia longa duração; 36 leitos para Quimioterapia curta duração e mais 27 leitos para recuperação pós-cirúrgica. No último pavimento, também será construído um heliponto.

“Esta é uma obra muito esperada pelo governador e é a principal bandeira da nossa secretaria. Será um avanço para toda a população e para a grande região, que terá um atendimento ainda melhor nas especialidades de alta complexidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow.

O HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Atende atualmente 92 municípios da região Oeste e 26 municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul, num total de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, o dobro da população atendida na época da sua fundação, em 1986.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support