Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governador assina decreto que...

Governador assina decreto que acaba com a indicação política para diretores de escola e anuncia nomeação de mais 3 mil professores

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, assinaram, nesta terça-feira, 15, o decreto que muda o sistema de escolha dos diretores das escolas estaduais. Também foi anunciada a contratação de três mil novos professores aprovados no concurso de 2012. “Estamos fazendo grandes mudanças na educação do Estado. São mudanças educacionais inovadoras que requerem visão e coragem para que as ações tenham êxito. Precisamos evoluir, por isso, a escolha dos diretores tem que ocorrer de forma democrática. Isso vai proporcionar um ganho ainda maior na qualidade da educação do nosso Estado,” disse Colombo.

O decreto assinado pelo governador termina com a indicação política de diretores das escolas da rede estadual. A partir de agora, para assumir a direção de uma escola, o professor precisa apresentar um plano de gestão escolar com foco no acesso à educação, na permanência do aluno e no êxito da aprendizagem. A seleção privilegia a competência técnica e a capacidade para atuar como gestor em uma escola.

A primeira etapa desse novo sistema prevê a participação do candidato no curso de gestão escolar com 200 horas de trabalho. A partir daí, o professor estará apto a  elaborar o plano de gestão escolar. Depois, o plano será analisado por consultores especialistas em gestão escolar. Por fim, o projeto será referendado pelos alunos, professores e pais. Depois de passar por todas essas etapas, o gestor será nomeado e assinará um termo de compromisso. O plano será avaliado anualmente por uma equipe da Secretaria da Educação, Gerentes Regionais de Educação e o Conselho Escolar das escolas.

“Estudamos muito o trabalho desenvolvido em vários Estados e juntamos as experiências bem-sucedidas para montar o nosso projeto. Com isso, conseguimos construir um modelo que trará bons resultados educacionais ao nosso Estado e melhorar os nossos indicativos”, explicou Deschamps.

Como é um processo que envolve uma mudança cultural nas escolas, haverá um período de transição. Os atuais diretores passarão por um treinamento específicos a partir do dia 21 de outubro em quatro polos e terão até 150 dias para apresentar o seu Plano de Gestão Escolar. Após aprovação pela comunidade escolar, o Plano terá vigência até dezembro 2015.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Confira mais imagens na Galeria de Fotos

Três mil professores

A rede pública também terá três mil novos professores efetivos. Será a segunda chamada do concurso de ingresso ao quadro do magistério catarinense realizado em 2012. Mais de 37 mil candidatos participaram da prova e 1.661 professores foram contratados este ano.

A 2ª chamada será feita nos dias 25 e 26 de novembro de 2013 e a posse será em fevereiro de 2014. Os 3 mil novos professores na rede pública estadual estarão na sala de aula no início do ano letivo de 2014. “Essa é a continuação do compromisso firmado pelo governo. Estamos chamando mais 3 mil professores para atuarem na rede de forma consciente e de acordo com a projeção de crescimento no número de alunos para os próximos anos”, enfatiza o secretário.

Homenagem

Um dos homenageados na solenidade foi o professor com admissão mais antiga, Edson de Carvalho, do Cedup Diomício Freitas de Tubarão. “Professor é aquele que, no dia a dia, busca acompanhar a evolução dos acontecimentos, especialmente na sua disciplina, se preocupa em passar ao aluno seus conhecimentos. A função é árdua, mas é gratificante o processo do ensino. Dedico essa homenagem a todos os professores”.

educacao 20131015 1323922488
Governador e o professor homenageado. Foto: Jaqueline Noceti/Secom

A professora da Escola de Educação Básica Doutor Georg Keller, de Joinville, Adriana Mensor Freitas, foi homenageada como a educadora com a admissão mais recente. Ela acredita que a educação vai melhorar cada vez mais. “Ser professor é trabalhar de forma integral, não é só a parte acadêmica, é a essência, é o ser humano, saber que quem está na sua frente têm problemas e que isso terá que ser trabalhado.”

Confira os homenageados:

Prêmio Gestão Escolar (Prêmio do CONSED ao melhor do Estado)

2012
Kellim Karina Kreusch Knaul – Diretora
EEB Bertino Silva
Leoberto Leal – SDR Ituporanga

 2013
Zelci Maria Lorenzon – Diretora 
Representante: Marivete  Zaffari 
EEB Gomes Carneiro
Xaxim – SDR Xanxerê 

Parlamento Jovem Brasileiro (Prêmio)

Margarete da Rosa Vieira – Professora
EEB Altamiro Guimarães
Antônio Carlos – SDR Grande Florianópolis

Jovem Senador ( Prêmio)

Helenira da Silva Germiniano – Professora
EEB Professora Zelinda Carbonera
Marema – SDR Xanxerê

Professor com Admissão mais Recente 

Adriana Mensor de Freitas – Professora
Admissão 04/02/2013
EEB Dr. Georg Keller
Joinville – SDR Joinville

Professor com Admissão mais antiga

Edson de Carvalho – Professor
Admissão 23/08/1977
CEDUP Diomício Freitas
Tubarão –  SDR Tubarão

>>> Rádio Secom: ouça a entrevista do governador e do secretário de Educação

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support