Governador apresenta segunda etapa do Fundam a prefeitos do Oeste catarinense
Apresentação do Fundam em São Lourenço do Oeste – Fotos: James Tavares / Secom
Com investimentos de quase R$ 30 milhões na primeira edição do Fundam nos 23 municípios englobados pelas associações Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste), o governador Raimundo Colombo apresentou aos prefeitos a segunda etapa do Fundo de Apoio aos Municípios, nesta quinta-feira, 6. Os encontros ocorreram em Maravilha, pela manhã, e, à tarde, no município de São Lourenço do Oeste.
Colombo disse que o programa é uma forma de ajudar o município a realizar obras e melhora a infraestrutura do Estado. Em Maravilha, por exemplo, todo o recurso, cerca de R$ 1,8 milhão, foi investido na pavimentação de ruas. Uma delas é a Euclides da Cunha, bem no centro do município.
“Se a pessoa abre a janela e vê a sua rua sendo asfaltada, ela se sente valorizada e estimulada a continuar vivendo naquele lugar, isso acontece muito no pequeno município. Isso fortalece o nosso modelo de distribuição demográfica e de desenvolvimento econômico”, explicou Colombo.
O governador reforçou aos prefeitos que com os municípios fortalecidos e produtivos, o Estado consolida o viés de enfrentamento da crise, que tem como pilares, não só investimentos em cada um dos municípios, mas a decisão de não aumentar impostos e a concentração de esforços em setores que se tornaram alternativas mais viáveis para o dinamismo econômico – como o turismo, a produção agrícola e as exportações, entre outras medidas e mecanismos de gestão pública.
“Preservamos o emprego, somos competitivos e seremos o primeiro Estado a sair dessa crise”, informou Colombo, acrescetando que os indicadores devem ser melhores no segundo semestre, e, mesmo que de forma lenta, sinalizam a retomada do crescimento econômico no país.
O prefeito de São Lourenço do Oeste e presidente da Amnoroeste, Rafael Caleffi, destacou que a região é rota de escoamento da produção agrícola até os portos do Estado e que o apoio do governo é fundamental para a realização de obras estruturais com foco nas principais demandas das comunidades.
Juntos, os municípios integrantes das duas associações investiram em infraestrutura, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos, implantação de ciclovia e calçadão, construção de posto de saúde, entre outras obras. “Ficamos satisfeitos com tudo o que foi possível executar na primeira edição, e temos certeza que a segunda etapa será ainda melhor. Os recursos continuarão sendo investidos com a total autonomia dos gestores municipais, com a convicção de que as obras serão essenciais para melhorar a vida das pessoas”, concluiu Colombo.
Acompanharam o governador nas reuniões de apresentação do Fundam 2 em Maravilha e em São Lourenço do Oeste, deputados estaduais e federais, secretários executivos de Agências do Desenvolvimento Regional, além de prefeitos, vice-prefeitos, empresários e vereadores dos municípios das duas associações.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}