Governador acompanha de perto a situação na região de Rio Negrinho, uma das mais afetadas pelas chuvas
O governador Raimundo Colombo esteve, nesta terça-feira, 10, em Rio Negrinho, no Norte Catarinense, para tomar conhecimento da extensão dos danos provocados pelas chuvas do último fim de semana e que levaram a prefeitura a decretar Estado de Calamidade Pública. Reunido com o prefeito, Alcides Grohskopf , Colombo informou que o Governo está agindo com foco na ajuda humanitária neste primeiro momento. “Estamos avaliando e conhecendo a situação em cada município atingido, e vamos disponibilizar ajuda necessária para amenizar o impacto dos alagamentos,”, disse.
Foto: James Tavares/Secom
>>> Mais imagens na galeria de fotos
Conforme o levantamento preliminar da Defesa Civil, as chuvas acumuladas nas últimas 96 horas somam 305,6 mm. No município foram atingidas 900 residências, 616 estabelecimentos comerciais, 14 indústrias e 6,6 mil pessoas, sendo que 109 estão desabrigadas e alojadas em escolas.
“Hoje temos os levantamentos preliminares, precisamos esperar baixar o nível das águas para que possamos ter uma ideia do prejuízo que foi causado, tanto na área urbana quanto na rural. A expectativa é que as águas baixem nos próximos cinco dias. A nossa primeira atitude foi cuidar das pessoas. Agora a nossa Defesa Civil juntamente com a Defesa Civil do Estado está fazendo os levantamentos para auxiliar na recuperação e reconstrução o nosso município”, explicou o prefeito.
O governo Estadual e federal já disponibilizaram R$ 5 milhões para atender as famílias prejudicadas com as cheias. Os recursos serão destinados aos municípios através do cartão da Defesa Civil. Diante da liberação do Ministério, o Governo de Santa Catarina, assegurou mais R$ 2 milhões. “Ninguém vai ficar sem atendimento”, frisou Colombo.
Conforme relatório oficial da Defesa Civil, são 36 municípios afetados pelas chuvas, sendo que 19 cidades já decretaram Situação de Emergência e duas, Estado de Calamidade – Rio Negrinho e Guaramirim.
Doações
O engenheiro da Defesa Civil, Rubens Muhlbauer, informou que estão sendo recebidas doações em dois locais: Escola Estadual Jorge Zipperer e no Centro de Excelência no bairro Bela Vista. Para que os materiais cheguem a Rio Negrinho, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil de Rio Negrinho pelo (47) 3646-3617.
São Bento do Sul e Campo Alegre
Também acompanharam a reunião os prefeitos de São Bento do Sul do Sul, Fernando Tureck, e de Campo Alegre, Rubens Blaskowski, que decretaram situação de emergência em seus municípios. São Bento registra quedas de barreiras e deslizamentos de terra e Campo Alegre registra 62 famílias desabrigadas em função das chuvas.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com a assessora Elisabety Borghelotti, que acompanha o governador. O celular da assessora é (48) 98843-5460. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3014.
Estamos à disposição.