Governador acompanha andamento da Estação Verão em São Francisco e Balneário Barra do Sul
Foto: Eduardo Valente/GOVSC
O governador Jorginho Mello visitou, nesta quinta-feira, 9, mais duas praias catarinenses para vistoriar o andamento do Estação Verão. Em São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, ele acompanhou o trabalho da Polícia e dos Bombeiros que garantem a segurança da região e também conversou com banhistas, turistas e comerciantes. A ação já havia ocorrido na semana passada em praias de Florianópolis e Itapema.
“Eu faço questão de cumprimentar e agradecer a cada policial, a cada bombeiro que se dedica a fazer da nossa Estação Verão um sucesso. Com eles não tem tempo ruim, debaixo de um sol forte eles trabalham na segurança e bem-estar do turista que vem de fora e também do catarinense que curte o nosso litoral. Tenho certeza de que vamos manter isso até o final do verão”, disse o governador Jorginho Mello, lembrando o mais novo reforço dado pelo estado ao município: uma caminhonete Nissan Frontier para uso do Corpo de Bombeiros, entregue na última terça-feira, 7.
O governador ainda aproveitou a ida a Barra do Sul para visitar a draga flutuante, que está em operação no município. O equipamento foi entregue no ano passado, com investimento de R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado.
Balanço
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou 1.484 salvamentos (arrastamento e afogamentos com recuperação), entre os dias 02 de novembro de 2024 e 1º de janeiro deste ano. O número de crianças perdidas resgatadas e devolvidas à família passou de 1.550. E a estimativa é de que tenham sido prevenidos 4 milhões de afogamentos com abordagens educativas em todo o litoral. Até o momento o CBMSC registrou seis óbitos por afogamento.
Já a Polícia Militar de Santa Catarina tem apresentado resultados expressivos na redução de crimes em comparação ao mesmo período do ano passado. Desde o início da ação, em 20 de dezembro de 2024, já foram mais de 49 mil ocorrências atendidas. As ações estratégicas de policiamento ostensivo e preventivo contribuíram para a queda de índices de diversas naturezas, reforçando a segurança da população durante a temporada de verão.
Entre os destaques, as mortes violentas tiveram uma redução de 19%, passando de 16 casos em 2024 para 13 em 2025. Crimes como furto e roubo também registraram quedas significativas. Os furtos diminuíram 17% (de 2.772 para 2.312) e roubos caíram 22% (de 139 para 109). Ações de policiamento em áreas de grande circulação de pessoas e o aumento da presença policial em pontos estratégicos foram fundamentais para alcançar esses resultados.
Outros índices também reforçam a eficácia da operação. Os casos de ameaça reduziram 23%, lesões corporais caíram 24% e o estelionato teve a maior queda, com 41% menos registros (de 1.607 em 2024 para 942 em 2025).
A operação Estação Verão segue em andamento até o dia 5 de março de 2025, com o aumento do efetivo, unidades especializadas e o reforço dos novos 605 soldados formados no final de 2024. Os esforços estão concentrados em áreas de maior movimentação turística para preservar a ordem pública e garantir que catarinenses e turistas possam aproveitar o verão com tranquilidade.