Governador acerta vinda de ministro a Santa Catarina para resolver questões indígenas
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Santa Catarina no dia 2 de dezembro. A confirmação foi dada por ele ao governador Raimundo Colombo em audiência nesta quarta-feira, 20, em Brasília. O objetivo da viagem é promover reuniões com todas as partes envolvidas nos conflitos indígenas no Estado, buscando entendimento. “Estamos fazendo um esforço para resolver estas questões, mas temos que promover um diálogo mais próximo com os envolvidos para que se encontre solução menos conflituosa possível”, comentou Colombo.
Foto: Fernanda Rodrigues / SAN
>>> Mais imagens na galeria de fotos
Conforme Cardozo, serão realizadas reuniões com o Ministério Público Federal e Estadual, agricultores, índios e demais órgãos envolvidos. A intenção é que se discutam todas as pendências envolvendo as principais comunidades indígenas como a do Morro dos Cavalos, em Palhoça; a de Saudades; a de Iporã do Oeste; e a de Cunha-Porã, entre outras.
O governador destacou ainda que o Estado já busca a resolução dos conflitos, citando a compra pelo governo do Estado dos 800 hectares de terra, em Bandeirante, no Extremo Oeste, para abrigar as cerca de 30 famílias de índios Guaranis, que moram de favor em uma área cedida provisoriamente pela tribo Kaingang, em Chapecó. O investimento é de R$ 8 milhões dos recursos próprios do Estado dos quais, R$ 4 milhões serão pagos em uma parcela e o restante em mais quatro parcelas em 2014.
Participaram da reunião os secretários de Articulação Nacional, João Matos; da Fazenda, Antônio Gavazzoni; da educação Eduardo Deschamps; e o deputado estadual Gelson Merísio.
Informações adicionais
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br