Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Giro SECOM – Com...

Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 06/08/2024

Com o objetivo de firmar parcerias para avançar no Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Catarina, a Casan apresentou nesta segunda, 5, plano de investimentos da companhia para os próximos anos a uma comitiva liderada pelo cônsul-geral da Suíça, Pierre Hagmann.

Foram destacados os principais desafios tecnológicos, financeiros, as novas oportunidades e as possibilidades de financiamentos para a Casan.

O presidente da Casan, Edson Moritz, reforçou a meta da atual gestão de cumprir o Novo Marco do Saneamento, que determina atendimento de 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

O foco foi avançar em futuras parcerias de acordo com projetos e demandas específicas.

——————————————————-

Para dar segurança e transparência em relação ao transporte escolar, o Governo do Estado, por meio do Detran/SC, deu início ao Programa Transporte Escolar Seguro de Olho na Van.

Com a placa do veículo, é possível pesquisar o site detran.sc.gov.br e verificar se o transporte está regular e se passou pela inspeção de segurança.

A ação envolve a checagem de mais de 200 itens como freios, cintos de segurança e condições gerais do veículo.

Durante a inspeção, as vans e ônibus escolares também ganham um adesivo com informações para verificar a regularidade do veículo.

——————————————————-

No Agosto Branco, a Saúde de Santa Catarina reforça para a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.

O estado é o sexto do país em casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Referência no tratamento dessas doenças, o Cepon realizou mais de 80 cirurgias de câncer de pulmão de janeiro a julho de 2024.

Número considerado alto já que 80% das pessoas que procuram um médico chegam com o diagnóstico avançado e as chances de cura são pequenas ou não existem.

Em Santa Catarina, as taxas de incidência mais elevadas estão na região Sul.

——————————————————-
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias