Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 01/04/2024
Os projetos Mata Ciliar, Cultivando Água e Produtor de Água do Rio Cubatão estão entre as iniciativas com participação da Casan que garantiram à Companhia o Selo 2023 de Signatária do Movimento ODS Santa Catarina.
Outros exemplos de integração da Companhia ao Movimento ODS são as participações em diversos Comitês de Bacia Hidrográfica, como do Rio Chapecó/Irani, Rio Jacutinga, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Itajaí e Rio Cubatão.
Desde 2021, a Casan integra o movimento que mobiliza pessoas e organizações catarinenses para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
———————–
A aquisição de um novo equipamento para cirurgias neurológicas vai melhorar o atendimento do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), de São Miguel do Oeste.
O Craniótomo, adquirido com recursos do Governo do Estado, é de última geração e vai dar mais segurança na realização dos procedimentos.
O Hospital Terezinha Gaio Basso atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
————————-
Ainda falando em saúde, o Hospital Regional de São José concluiu a reforma da área física da Central de Material Esterilizado responsável pelo reprocessamento inicial dos materiais médicos. A partir de agora, serão instalados os equipamentos no local.
Nesta semana, serão colocados os dispositivos para limpeza e secagem, além de lavadoras termodesinfectadoras. O equipamento é responsável pela esterilização dos materiais.
—————————
Uma iniciativa pioneira chega à cidade de Caçador: o curso de Formação em Teatro Fórum, inspirado na metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.
O projeto gratuito visa envolver a comunidade e tratar de questões como racismo, LGBTfobia e violência contra a mulher.
O curso é dividido em quatro encontros presenciais e sessões online. Os participantes serão orientados por facilitadores renomados.
As inscrições e outras informações estão emcultura.sc.gov.br/
————————–
Seguem abertas as inscrições para a edição de 2024 do Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer, voltado a reconhecer projetos e práticas na área.
Serão R$ 630 mil em premiação para os primeiros, segundos e terceiros lugares em cada uma das nove categorias, entre elas, Inovação em Produto, Inovação em Processos de Negócio e Inovação de Impacto Socioambiental.
Pesquisadores, professores, estudantes, pessoas inovadoras, instituições e empresas catarinenses interessadas em participar têm até 22 de abril para submeterem projetos no sistema SIGFapesc.
—————————–
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias