Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Giro ACN – Com...

Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina – 23/08/2023

A Associação dos Municípios da Região de Laguna, no Sul do estado, realiza uma série de atividades voltadas para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero.

Entre elas, estão rodas de conversa, oficinas de artesanato, palestras e orientações sobre os serviços disponíveis para as mulheres que sofrem algum tipo de violência.

A programação faz parte do Agosto Lilás.

Os dias, horários e locais das ações estão no site amurel.org.br.

————————

Outra iniciativa que faz parte do Agosto Lilás foi realizada em Porto Belo, no Litoral Norte.

A delegada da Polícia Civil Luana Backes ministrou uma palestra sobre violência doméstica contra a mulher e os canais para denúncia de crimes para alunos da Escola Fidélis Antônio Garcia.

A ação também é parte da Operação Shamar de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em Santa Catarina.

————————

Cerca de 70 famílias de produtores rurais do Oeste catarinense participam das ações do Projeto Mata Ciliar, direcionado à proteção e recuperação da vegetação ao longo de cursos d ‘água.

Os encontros ocorrem de 22 de agosto a 5 de setembro nos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

O projeto conta com recursos da Casan e parceria da Epagri.

————————

Em Criciúma, a Casan apresentou à prefeitura os projetos da companhia para melhorias nos serviços de esgotamento sanitário na cidade.

Também foi debatido o convênio de R$ 28 milhões para a pavimentação das ruas danificadas pelas obras de ampliação do sistema.

As ações foram apresentadas pelo diretor-presidente da Casan, Laudelino Bastos, e pelo diretor de operação e expansão, Pedro Joel Horstmann.

————————

Preservar a troca de sementes e fomentar o cultivo de grãos essenciais para a biodiversidade são algumas das funções dos eventos como as Oficinas de Trocas de Sementes Crioulas, idealizado pela Epagri em municípios do Meio-Oeste catarinense.

As sementes chamadas de crioulas não sofreram nenhum tipo de melhoramento genético, e passaram a ser incorporadas no dia a dia da agricultura por serem mais adaptadas ao clima e ao solo locais.

Na próxima quarta, 30, em Rio das Antas, ocorre mais uma oficina do projeto de troca e compartilhamento de sementes e mudas.

————————

Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias