Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina 21/07/23
A Secretaria da Assistência Social capacitou profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes no Alto Vale do Itajaí. A Rede é composta por profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, conselheiros tutelares, entre outros.
Eles atuam de forma intersetorial e multidisciplinar, nas esferas da prevenção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Um dos temas da capacitação em Vidal Ramos foi a implementação da Lei 13.431 que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Foi discutida, ainda, a criação de um protocolo municipal de crianças vítimas ou testemunhas de violência e também os fluxos de atendimento nestes casos.
Os municípios catarinenses que tiverem interesse em aderir à segunda edição da semana de mobilização para recolhimento de pneus de 2023 podem se inscrever a partir de segunda-feira, 24.
Lembrando que é necessário preencher o Termo de Responsabilidade e anexar no formulário para participar da ação. As inscrições seguem abertas até o dia 1º de setembro.
A ação serve para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti já que os pneus são potenciais criadouros para o mosquito. Na edição do início do ano foram recolhidos mais de 17 mil pneus.
Innformações e inscrições em https://dive.sc.gov.br/
A produção de frutas cítricas vem se consolidando na economia do Oeste catarinense. Juntas, as regiões Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste concentram 80% da produção de laranja e 22,5% da produção de tangerina de Santa Catarina.
A produção de citros se tornou uma atividade consolidada graças ao esforço dos citricultores, ao trabalho da Epagri em conjunto com outras entidades, ao apoio do Poder Público e à união do setor produtivo, que se organizou em cooperativas e associações.
Na região, são colhidas 11,4 mil toneladas de laranja e 1,7 mil toneladas de tangerina por ano.
Bom Jardim da Serra lança o projeto Conhecendo Meu Bom Jardim para valorizar o turismo local. A ideia é levar os moradores para visitar os empreendimentos turísticos da cidade e aprender mais sobre a cultura e a natureza local.
Os professores serão os multiplicadores do conhecimento e vão transmitir aos seus alunos a importância de valorizar e preservar o patrimônio natural e cultural do município.
Assim, espera-se que os moradores se sintam mais integrados ao turismo e possam oferecer um atendimento de qualidade aos visitantes, gerando mais renda e desenvolvimento para Bom Jardim.
A cidade de Chapecó vivenciou uma solenidade histórica esta semana. Foi efetuada a entrega de um terreno destinado à construção do novo quartel de bombeiros na região do bairro Efapi.
O espaço vai abrigar as futuras instalações e a expansão do quartel de bombeiros atual. A solenidade também foi marcada pela chegada de um novo caminhão e pela sanção da lei que autoriza o repasse de valores para a aquisição de uma nova viatura operacional.
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias