Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina 20/06/23
O Parque Estadual da Serra Furada comemora o aniversário de 43 anos
Localizado no Sul do Estado, na encosta da Serra Catarinense, o Parque abrange os territórios municipais de Grão-Pará e Orleans.
A unidade de conservação tem este nome devido à existência de um monumento geológico.
O Parque é ligado ao Parque Nacional de São Joaquim, aumentando a área conservada e favorecendo a biodiversidade do local.
—————————————————————————————————
Um projeto da Casan plantou 600 árvores no terreno da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Rita, em Concórdia.
O objetivo é compensar a emissão de gases que evaporam durante o processo de tratamento dos efluentes.
O plantio de árvores é uma técnica comum para neutralizar as emissões de CO2 na atmosfera para frear o aquecimento global.
————————————————————————————————-
A Epagri está lançando a 34ª variedade de arroz irrigado, desenvolvida para enfrentar as mudanças climáticas no Sul do Brasil: ela é tolerante a extremos de temperatura como frio ou calor.
A nova variedade apresenta ciclo longo, ótima produtividade, boa qualidade de grãos para arroz branco e é adequada ao processo de parboilização.
Os estudos para o desenvolvimento do grão iniciaram em 2008 com o apoio da FAPESC.
—————————————————————————————————
A aceleradora de ideias de negócios da Udesc, Esag Ventures, está com inscrições abertas até este domingo, 25, pelo site udesc.br/esag.
O objetivo é selecionar propostas e ao menos parte dos integrantes devem ser alunos ou recém-formados em cursos da Udesc Esag.
Cinco equipes vão participar do programa de julho a dezembro. Os grupos terão acesso gratuito a mentorias e apresentarão suas propostas em evento com convidados do ecossistema de inovação.
———————————————————————————————-
Uma Pesquisa realizada em Santa Catarina vai facilitar o acesso a tratamento para doenças intestinais
Entre os benefícios para a população, está o uso como terapia complementar para diversas patologias intestinais e não intestinais.
O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A expectativa é que os transplantes possam ser realizados a partir do ano que vem no Hospital Universitário, em Florianópolis.