Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina – 13/12/2023
A Secretaria de Estado da Saúde entregou nesta terça-feira, 12, duas ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB) para o município de Florianópolis.
São veículos adaptados que fazem parte da frota do Estado e que ficarão no município até que as ambulâncias novas solicitadas ao Ministério da Saúde sejam entregues.
Os veículos vão se somar às 96 ambulâncias de suporte básico e às 27 de suporte avançado e visam a recomposição da frota atual.
—————————————
Um concurso inédito realizado pela Epagri em Lages premiou os melhores queijos artesanais de Santa Catarina.
A grande conquista foi a Medalha Super Ouro, conferida ao melhor queijo artesanal inscrito, produzido pelo agricultor de Nova Veneza José Carlos Semprebom.
Os queijos premiados no concurso são produzidos em 30 municípios catarinenses.
A iniciativa avalia os queijos e devolve ao produtor as anotações dos jurados, no intuito de colaborar na melhoria da qualidade do produto.
O próximo concurso catarinense será em Agronômica e terá também um seminário estadual sobre o assunto, promovido pela Epagri com datas a serem divulgadas. Os nomes dos ganhadores estão no site epagri.sc.gov.br/
—————————————
A Fapesc vai destinar R$ 3,1 para iniciativas de pesquisa, divulgação científica e melhorias na infraestrutura para o monitoramento e a preservação do meio ambiente no estado.
Nove projetos de diferentes Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação catarinenses foram contemplados.
A chamada pública incentiva o uso de novas tecnologias para a coleta e o processamento de dados relativos a florestas e vegetações costeiras, além de ações em divulgação e de melhorias na infraestrutura dos herbários.
—————————————
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil realiza na próxima quarta, 20, o último Radar Educa de 2023.
As inscrições podem ser feitas no formulário no site defesacivil.sc.gov.br.
A palestra vai abordar o início do verão, estação na qual o calor e os altos índices de umidade, associados às intensas instabilidades atmosféricas, são propícios para a ocorrência de tempestades, tornados, vendavais e granizos.
—————————————
Devido ao crescente número de poços artesianos perfurados em algumas regiões, a Casan alerta sobre os riscos do uso da água sem o devido tratamento.
A Companhia reforça a importância da ligação de água tratada para garantir a segurança e qualidade para consumo.
A contaminação do lençol freático por fossas é um dos principais problemas relacionados ao uso da água de ponteiras e poços.
Para garantir segurança e qualidade da água, a CASAN trabalha com diferentes etapas de tratamento, como floculação, sedimentação e filtração.
—————————————
Mais informações estão no portal da ACN em estado.sc.gov.br/noticias